PolíticaDenúncia inédita de corrupção abala base do prefeito da Serra e afasta...

Denúncia inédita de corrupção abala base do prefeito da Serra e afasta vereadores

O Ministério Público do Estado (MPES) solicitou o afastamento cautelar de quatro vereadores da Serra, acusados de envolvimento em um esquema de propina relacionado ao Projeto de Lei nº 69/2024. Os parlamentares citados são Saulinho da Academia e Teilton Valim (ambos do PDT), Cleber Serrinha (MDB) e Wellington Alemão (Rede). A denúncia representa um golpe significativo para a gestão do prefeito Weverson Meirelles, já que dois dos vereadores são de seu próprio partido.

Saulinho, o mais votado nas eleições de 2024, com 8,2 mil votos, atua como presidente da Câmara. Teilton também está em seu segundo mandato e obteve 7,3 mil votos. Ambos são vistos como potenciais candidatos a deputado estadual. Cleber, atual primeiro-secretário, e Wellington, secretário da Câmara, apresentam também forte influência política.

A denúncia, baseada em áudios comprometedores, destaca que os vereadores teriam negociado propinas para aprovar emendas que beneficiariam interesses imobiliários. O projeto envolvia a regularização de imóveis urbanos e era considerado de interesse do prefeito, apesar de não terem sido revelados os autores das vantagens concedidas.

Em uma conversa gravada, Cleber fez referências a uma negociação envolvendo o projeto: “Ninguém é bobo. Você chegou com uma emendazinha e a gente tá sabendo o seguinte…”. Inicialmente, a proposta de vantagem era de R$ 100 mil, mas depois foi sugerida a troca por um terreno de 6 mil metros quadrados.

A votação do projeto ocorreu em maio de 2024 e, apesar de ter sido aprovada com 19 votos favoráveis, as emendas feitas por Alemão e a Mesa Diretora foram vetadas por Sérgio Vidigal, ex-secretário e ligado ao PDT, que também é mencionado na denúncia.

A situação abre espaço para exploração política, com repercussão entre adversários e o PSOL, que se manifestou a favor do afastamento dos vereadores.

Cleber, Saulinho, Teilton e Wellington permanecem sob investigação enquanto o MPES continua a ação judicial.

Saulinho da Academia, Cleber Serrinha, Wellington Alemão e Teilton Valim. Foto: Redes Sociais

Fonte: Século Diário

spot_img

Top 5

Confira Mais

Anchieta realiza audiência pública sobre metas fiscais em 30 de setembro

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria da Fazenda,...

Piúma abre as portas para o VII Festival Internacional de Coros MUSICAR 2026

Piúma celebra abertura do VII Festival Internacional de Coros...

Cachoeiro enfrenta nova dinâmica eleitoral com mudanças entre candidatos em 2026

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, tradicional reduto eleitoral...

Abert solicita ao STF suspensão de MP que proíbe bets no Brasil

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão...

Inscrições abertas para eleição do Conselho de Política Cultural de Piúma

Inscrições Abertas para o Conselho Municipal de Política Cultural...

Candidatos da Serra buscam vagas na Assembleia e Câmara em eleições acirradas

No maior colégio eleitoral do Espírito Santo, a Serra,...

TRE-ES barra candidatura de Gilvan da Federal após condenação por violência política

O deputado federal Gilvan da Federal (PL) foi condenado...

Iriri e Anchieta se preparam para 10 dias de festival de frutos do mar

Iriri, uma das joias do litoral capixaba, já se...