Meio AmbienteCOP30 se aproxima: desafios e calendário a três meses do evento

COP30 se aproxima: desafios e calendário a três meses do evento

Preparativos para a COP30: Expectativas e Desafios em Belém

Com apenas três meses para o início da COP30 – a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – as atenções se voltam para Belém, no Pará, que sediará o evento. A cúpula de chefes de Estado está agendada para os dias 6 e 7 de novembro, enquanto o restante das atividades ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. A cidade, conhecida por sua diversidade cultural e belezas naturais, enfrenta um período de intensa preparação, não só para receber delegações internacionais, mas também para lidar com preocupações logísticas significativas.

Dentre as questões mais debatidas nas últimas semanas estão os preços e a disponibilidade das acomodações na cidade. A insatisfação de um grupo de países, que considera os valores de hospedagem exorbitantes, levou a sugestões até mesmo de transferir o evento para outra localidade. Contudo, o governo federal descartou essa possibilidade. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, reforçou que Belém é o destino ideal para o encontro, destacando que o presidente Lula deseja uma conferência inclusiva. “Estamos trabalhando arduamente para que todas as nações possam participar”, afirmou o embaixador.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também expressou suas preocupações, classificando os preços das hospedagens como “absurdos”. Em contraste, o ministro do Turismo, Celso Sabino, garantiu que esforços estão sendo feitos para assegurar que todas as delegações tenham acesso a hospedagens a preços justos. Até o momento, Belém possui 53.003 leitos disponíveis e, recentemente, o governo introduziu uma plataforma com 2,7 mil quartos reservados, incluindo 2,5 mil quartos individuais voltados para Países Menos Desenvolvidos e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas sejam esperadas na capital paraense durante a conferência. Uma reunião com representantes do escritório do clima da ONU está marcada para 11 de agosto, onde serão discutidos temas essenciais como transporte, segurança e alimentação.

Calendário Temático da COP30

A programação da COP30 incluirá mais de 30 temas diferentes, organizados em duas áreas, chamadas Zona Azul e Zona Verde. Dentre os temas abordados, destacam-se: energia, florestas, agricultura e desenvolvimento humano. O calendário busca facilitar a participação de diversos setores da sociedade, como governos, academia e setores empresariais.

Serviços de Saúde Disponíveis

O Sistema Único de Saúde (SUS) estará à disposição para atender todos os participantes da COP30, oferecendo serviços em todos os níveis de complexidade. O Ministério da Saúde informou que estarão disponíveis postos de atendimento médico temporários para os primeiros atendimentos, garantindo um suporte adequado durante os eventos.

Essas iniciativas visam não apenas acolher as delegações estrangeiras com a infraestrutura necessária, mas também assegurar a comodidade e segurança de todos os participantes em um evento que promete ser uma vitrine para as ações climáticas globais.

Faltam três meses para a COP30; confira calendário e desafios

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil e Militar desmantelam facções e apreendem drogas em Pinheiros

Polícia Civil e Militar deflagram operação em Pinheiros com...

Julián Alvarez descarta PSG e Arsenal em busca do sonho de jogar pelo Barcelona

Julián Álvarez: O Alvo Desejado para o Mercado de...

Roberto Carlos se apresenta em Cachoeiro em show de celebração e emoção

Neste domingo, 19 de abril, Cachoeiro de Itapemirim se...

Governo do ES mantém parques estaduais abertos no feriado de Tiradentes

Parques Estaduais do Espírito Santo Funcionam Durante o Feriado...

Polícia Civil prende homem por maus-tratos a cães em Vila Velha; quatro animais resgatados

Polícia Civil do ES Realiza Prisão por Maus-Tratos a...

Roberto Carlos celebra 85 anos com homenagem ao pai em Cachoeiro de Itapemirim

O cantor Roberto Carlos retornou a Cachoeiro de Itapemirim...

Eduardo Conceição rejeita 40 milhões do City e foca em proposta do Barcelona!

Eduardo Conceição, a Promessa do Palmeiras, Recusa Oferta do...

Polícia Civil e Militar prendem homem por roubo e recapturam foragido em Pinheiros

Polícia Civil e Militar realizam operação em Pinheiros e...

Eduarda Gomes, de 13 anos, vence Roland Garros Júnior 2026

Eduarda Gomes é campeã do Roland Garros Junior Series...