Meio AmbienteCOP30 cria conselho para debater adaptações às mudanças climáticas

COP30 cria conselho para debater adaptações às mudanças climáticas

COP30: Brasil lança conselho para discutir adaptação às mudanças climáticas

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), anunciou nesta terça-feira (5) a criação de um conselho consultivo voltado para discutir com a sociedade civil e autoridades locais soluções práticas para a adaptação às mudanças climáticas. O evento, realizado por videoconferência durante um encontro no Insper, em São Paulo, destacou que a adaptação ao clima será um dos principais temas em pauta na conferência programada para novembro em Belém, no Pará.

“O conselho de adaptação para a COP30 conta com a participação de várias personalidades relevantes, que vão enriquecer esse diálogo vital com a sociedade civil e as autoridades locais”, afirmou Corrêa do Lago. Entre os membros destacados estão Jussara Carvalho, secretária-executiva para América do Sul do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade); o cientista peruano José Marengo; a diretora-executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Vanessa Grazziotin; e Ellen Johnson-Sirleaf, ex-presidente da Libéria.

O embaixador também enfatizou a necessidade de desenvolver indicadores comuns que ajudem a estabelecer um diagnóstico claro sobre as prioridades globais em termos de adaptação climática. “Precisamos definir 100 indicadores que servirão como referência para todos os países envolvidos nas negociações. Após a COP30, a adaptação terá um guia que orientará as ações prioritárias reconhecidas por todos os 196 países participantes”, complementou.

Em relação à infraestrutura necessária para o evento, Corrêa do Lago destacou a preocupação do governo brasileiro com os preços das hospedagens em Belém. O embaixador enfatizou que a acessibilidade dos custos de alojamento é crucial para garantir a presença de todas as delegações, evitando questionamentos sobre a legitimidade dos resultados das negociações. “Se os preços dos hotéis impedirem a presença de algumas delegações, poderemos ter sérios problemas de legitimidade”, alertou o embaixador.

COP30 anuncia conselho para adaptação às mudanças climáticas

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil de Marataízes prende trio por furto, coação e recupera violão

Polícia Civil do ES Prende Três Suspeitos de Furto...

Cabo Verde empata com Espanha em seu histórico estreia na Copa 2026

Cabo Verde Faz História na Copa do Mundo de...

Rádio IFRN FM é inaugurada em Natal com foco em educação e cultura

Natal Recebe Nova Emissora Pública: A Rádio IFRN FM...

Cachoeiro amplia atendimento em saúde com aquisição de cinco novos veículos para equipes

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim inaugurou na última...

Classificação das Barracas da Festa dos Pescadores 2026 em Piúma: Confira!

Festa dos Pescadores 2026: Resultados da Classificação das Barracas Na...

Governo do ES inicia Audiências Públicas para o Orçamento 2027

Início do Ciclo de Audiências Públicas para Elaboração do...

Piúma realiza 1ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas com foco em vida e esporte

Piúma Lança 1ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas Entre...