Governo ESCentral Estadual de Transplantes faz captação de órgãos no Hospital Dr. Jayme

Central Estadual de Transplantes faz captação de órgãos no Hospital Dr. Jayme


A Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) realizou, nessa quinta-feira (10), mais uma captação de órgãos no Estado. A cirurgia foi realizada, no Centro Cirúrgico do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Foram captados coração, fígado, rins e córneas foram captados e poderão beneficiar seis pacientes que estão na fila de espera por um transplante.

A enfermeira da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Dr. Jayme, Viviane Oliva, falou sobre a captação. “Levar essa notícia para uma mãe é extremamente doloroso. Esse paciente era muito novo. A dor da família era imensa e eles foram fortes o suficiente para pensar em quem estava na fila de espera. Eles conseguiram se colocar no lugar daquelas pessoas”, disse.  

O processo de doação segue um fluxo definido no Hospital Dr. Jayme. Durante a internação, os familiares têm acesso todos os dias às equipes médicas para informações e esclarecimentos sobre doença, prognóstico e tudo mais relacionado ao paciente. Quando há suspeita de morte encefálica, como foi o caso desse paciente, os familiares também são avisados e acompanham todo o processo de abertura e fechamento do protocolo de morte encefálica.

Após a decisão da família, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) foi acionada e mobilizou as equipes para captação dos órgãos. Para captar o coração uma equipe veio de Brasília com suporte da Força Aérea Nacional (FAB) que fez todo o deslocamento em tempo hábil para que o transplante fosse realizado. Fígado, rins e córneas foram doados para pacientes do Espírito Santo.

Até esta sexta-feira (11), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) contabilizou 1.871 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.117 para rim, 737 para córnea, 16 para fígado e um à espera de um coração.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 3331-7552 / 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Rádio Nacional destaca cultura indígena no Dia Internacional

Celebração dos Povos Indígenas na Rádio Nacional com Homenagem...

Prefeitura de Cachoeiro esclarece sobre editais culturais e pagamentos da Lei Rubem Braga

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Lorrane Oliveira e Caio Souza conquistam ouro no Brasileiro de Ginástica

Ginástica Artística: Primeiros campeões do Brasileiro são definidos em...

Tubarões ajudam cientistas a aprimorar previsão de furacões

Tubarões como Aliados na Prevenção de Furacões: A Inovadora...

Bia Haddad anuncia pausa na carreira até o fim do ano

Beatriz Haddad Maia anuncia pausa no circuito de tênis...

Grande Muralha Verde avança com restauração de 1,66 milhão de hectares

Iniciativa Acelerador da Grande Muralha Verde promove restauração de...

Pai de Lionel Messi, Jorge Horacio, falece aos 68 anos na Argentina

Empresário Jorge Horacio Messi, pai do craque Lionel Messi,...

Vendaval no Sudeste e fortes geadas no Sul neste fim de semana

O ciclone extratropical que atingiu algumas regiões do Brasil...

Rota Mar de Fé avança em Anchieta com nova capela em Guanabara para devoção.

A comunidade de Guanabara, em Anchieta, foi agraciada com...