7 de julho de 2025
Governo ESCBMES e Sedu lançam projetos de capacitação para primeiros socorros em ambiente...

CBMES e Sedu lançam projetos de capacitação para primeiros socorros em ambiente escolar


Em mais uma etapa de desenvolvimento do Plano Estadual de Segurança Escolar, foram lançados, nesta segunda-feira (21), os projetos de capacitação em primeiros socorros para o ambiente escolar. Os projetos Educar Salva, Juntos e BombeirOn são desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Os projetos têm o objetivo de habilitar o maior número de pessoas para lidar com emergências que possam ocorrer em escolas das redes Estadual e Municipal de Ensino no Espírito Santo. Os três projetos — Educar Salva, Juntos e BombeirOn — se complementam e buscam levar conhecimento para professores, funcionários e estudantes.
 
A formação segue o disposto da Lei Federal Lucas nº 3.722/2018, regulamentada por meio do Decreto Estadual nº 5.379-R/2023, e integra o Eixo de Ações Preventivas que compõem o Plano Estadual de Segurança Escolar, lançado em abril deste ano. A Lei Lucas torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas de Educação Básica, públicas e privadas, para o atendimento de primeiros socorros.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, representou o governador do Estado, Renato Casagrande, no evento e agradeceu a participação de todos os envolvidos nos projetos.

“Lamentavelmente, tivemos aquele episódio em Aracruz e, antes mesmo, já víamos a questão da violência nas escolas com certa preocupação, pois não havia nenhum trabalho nesse sentido. Em nossa formação policial, nunca se ouviu falar em atirador ativo, o que, infelizmente, chegou ao Brasil, exigindo que avançássemos nesse tema”, disse Alexandre Ramalho.

“O governador Renato Casagrande, com muita sensibilidade, teve atenção ao tema e foi quando surgiu o Plano de Segurança Escolar, desenvolvido em conjunto. Em cinco eixos, buscamos contemplar todas as nuances e, nesta segunda-feira (21), avançamos na execução do Plano, com o lançamento do eixo de capacitação em primeiros socorros. Tudo isso só é possível a partir de um trabalho interdisciplinar, do engajamento de 16 instituições, e de todos os profissionais que as compõem”, complementou Ramalho.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, destacou a participação de diversos atores para tornar realidade a regulamentação da Lei Lucas no Espírito Santo e a execução do eixo de Capacitação em Primeiros Socorros do Plano de Segurança Escolar. 

“Era um sonho do Corpo de Bombeiros implementar a Lei Lucas no Espírito Santo, para que a capacitação em primeiros socorros passasse a ser uma realidade nas escolas do Estado. Temos certeza de que os alunos serão multiplicadores desse conhecimento em suas famílias. Temos que parabenizar o governador Renato Casagrande, que tem grande comprometimento com qualquer iniciativa que preserva vidas, e agradecer a todos os envolvidos nesta entrega. O Estado é pioneiro nesse tipo de treinamento, bem como na regulamentação da Lei Lucas. O Espírito Santo é um exemplo para o Brasil”, discursou Alexandre Cerqueira. 

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que essa formação para os profissionais da educação demonstra como a profissão de todos que estão na escola é importante. “Além disso, demonstra como o ambiente escolar também tem esse grau de importância, pois o contato com várias pessoas nesse ambiente permite darmos encaminhamentos necessários a várias questões. É nesse ambiente que conseguimos observar comportamentos que podem denunciar situações diversas, prestar atendimento e capacitar várias pessoas para um atendimento rápido”, afirmou.

Ele salientou ainda que a Sedu já promove essa formação a distância, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), e que, agora, com essa política intersetorial com as demais secretarias envolvidas, essa capacitação específica será ofertada de forma estruturada por meio do Plano de Segurança Escolar.

“A escola é um local estratégico para pensarmos ações cotidianas, sobretudo no ambiente escolar, uma vez que formamos centenas de pessoas. Quero agradecer as secretarias envolvidas pela disposição, pelo diálogo e por pensar em conjunto, bem como pelo esforço para colocarmos de pé essa política específica. Isso tudo é muito marcante”, frisou Vitor de Angelo.

Na solenidade, os presentes puderam entender melhor cada projeto que compõe o eixo de Capacitação em Primeiros Socorros no Plano de Segurança Escolar. São eles:

Projeto Educar Salva fornece noções de primeiros socorros para professores e funcionários dos estabelecimentos de Educação Básica, nos âmbitos estadual e municipal. As aulas serão ministradas por meio da plataforma de Educação a Distância (EaD), da Sedu, que possibilita a formação de dez turmas simultâneas, com 250 participantes cada. A meta é capacitar, anualmente, um terço dos professores e funcionários das redes estadual e municipal.

Projeto Juntos vai possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na primeira etapa da capacitação. Oficinas presenciais serão promovidas nos Batalhões e Companhias Independentes do Corpo de Bombeiros, com carga horária de cinco horas para cada turma. A previsão da Secretaria da Educação é que sejam capacitados 96 mil profissionais pelos próximos três anos. Nos anos anteriores, este curso foi ofertado e capacitou 872 pessoas e, atualmente, está sendo ampliado para um terço dos servidores por ano.

Os professores e funcionários das escolas públicas estaduais e municipais, que vão participar da capacitação, terão acesso a uma ampla gama de conteúdos relacionados à Lei Lucas e às noções de primeiros socorros.

Já o público-alvo do Projeto BombeirOn é composto por estudantes e vai utilizar mídias sociais e canais oficiais das instituições envolvidas para disseminar informações sobre primeiros socorros. A ideia é engajar os estudantes e incentivá-los a aprender sobre como agir em situações de emergência, tornando-os agentes de segurança e multiplicadores de conhecimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina / Geiza Ardiçon / Soraia Camata / Cícero Giuri
(27) 3636-7888
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira
sesp.ascom@gmail.com
(27) 3636-9928 / 99231-5157

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Rodrigo De Paul trilha caminho para o Brasil: Flamengo busca meia do Atlético!

Rodrigo De Paul perto do Flamengo? O meio-campista Rodrigo De...

Cucurella elogia Thiago Silva e destaca desafio do Chelsea contra o Fluminense

Chelsea encara mais um desafio brasileiro no Mundial O Chelsea...

Bolsa Atleta 2025: Governo do ES divulga resultado preliminar e prazos

Secretaria de Esportes e Lazer Anuncia Resultado Preliminar do...

Atlético-PI vence e enfrenta Vila Nova na final da A3

Atlético-PI enfrentará Vila Nova na final do Campeonato Brasileiro...

Abel Ferreira alerta: Estêvão precisa de apoio e carinho para brilhar no Chelsea

Abel Ferreira pede cuidado com Estêvão no Chelsea O treinador...

Brics defende solução de dois Estados e fronteira de 1967 na Palestina

Brics Defende Solução de Dois Estados em Cúpula no...

Último dia para isenção de taxa no CNU 2025 acaba terça-feira

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição...

Lixões em Goiânia, Manaus e Teresina podem causar novos desastres

Alerta para Desastres Ambientais em Lixões de Capitais Brasileiras Pelo...

Brics defende renegociação de dívidas no G20

Na recente Declaração de Líderes do Brics, assinada neste...
- Advertisement -spot_img