Após a reprogramação da Paralimpíada de Tóquio para 2021 devido à pandemia de covid-19, o calendário da natação paralímpica foi intensamente comprometido, desafiando atletas com uma sequência de quatro anos de competições cruciais, que inclui três Campeonatos Mundiais e os próximos Jogos Paralímpicos em Paris, 2024.
A maratona de eventos continuou em ritmo acelerado, com os mundiais realizados em 2022 na Ilha da Madeira, Portugal, e em 2023 em Manchester, Inglaterra, culminando em 2025 em Singapura. Neste último, a pernambucana Maria Carolina Santiago brilhou, conquistando múltiplos ouros e confirmando sua posição de destaque no esporte paralímpico.
Porém, 2026 promete ser um ano de menor intensidade competitiva, mas não menos importante para a preparação para Los Angeles 2028, de acordo com Maria Carolina em uma entrevista concedida à Agência Brasil. “Será um ano crucial para estabelecermos a base de velocidade e resistência”, enfatiza a atleta, referindo-se à importância das competições da World Series e dos Jogos Parasul-Americanos como preparações estratégicas.
Carol, que sofre da Síndrome de Morning Glory, uma condição que afeta a retina e a classifica como atleta da classe S12, tem uma carreira notável. Desde que começou na natação paralímpica em 2018, acumulou dez medalhas, sendo seis de ouro, nas Paralimpíadas de Tóquio e Paris. Em Paris, Carol conquistou o ouro nos 50 e 100 metros livre e 100 metros costas, além de duas pratas, consolidando-se não só como a principal nadadora paralímpica do Brasil, mas também uma das mais condecoradas internacionalmente.
Parte de sua estratégia de treinamento para o próximo ciclo paralímpico, junto com seu treinador Leonardo Tomazello, inclui focar nas provas em que obteve maior sucesso, o que demonstrou ser uma tática eficaz no Mundial de Singapura, onde repetiu as vitórias de Paris.
“O ano de avaliação é fundamental”, comentou a atleta sobre a importância dos campeonatos mundiais para calibrar a preparação, “É o mais próximo que temos de uma Paralimpíada em termos competitivos”.
Este conteúdo não contém imagens relevantes para crédito visual.
Maior campeã paralímpica, Carol Santiago aprova testes para 2028
Esportes

