Uma série de desdobramentos políticos e sociais marca a semana no Espírito Santo, com denúncias de corrupção em câmaras municipais, movimentações de figuras importantes na política local e lutas por direitos fundamentais. Entre os destaques, a solicitação do Ministério Público para o afastamento de quatro vereadores da base governista da Serra, acusados de receber propina, e a contenda entre Denninho e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que deve se intensificar em 2026.
No município de Cachoeiro, o vereador Rodrigo Sandi (PDT) acusa o PL de uma “orquestração” para cassar seu mandato, enquanto o TRE mantém a decisão que entrega sua cadeira a um concorrente do partido rival. Em uma reviravolta, a vereadora Açucena (PT) também enfrenta um processo de cassação, lançado por um colega de partido. Além disso, a nomeação do Coronel Ramalho como Secretário Municipal de Meio Ambiente em Vitória tem suscitado controvérsias devido à sua falta de experiência na área, levando críticos a questionar sua abordagem.
Enquanto isso, os Centros de Referência das Juventudes (CRJs), essenciais para jovens em situação vulnerável, continuam enfrentando fechamentos que afetam diversas comunidades. Além disso, há uma crescente pressão para que esses centros sejam reabertos, especialmente nas cidades de Cariacica e Serra. Este cenário levou jovens a se mobilizarem por seus direitos, clamando pela reabertura dos equipamentos.
No campo das eleições, Maguinha Malta (PL) busca apoio para sua pré-candidatura ao Senado, enquanto Marcos do Val (Podemos) enfrenta pressões para uma licença do Senado, em meio a tensões com o STF. Eventos como o Grito dos Excluídos, que ocorrerá em setembro, prometem denunciar ações do Legislativo local que ameaçam a democracia.
Conheça mais sobre os debates atuais na política do Espírito Santo assistindo à entrevista com Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre e dirigente do PSOL, que discute a ascensão da extrema direita e o combate a essa tendência.

Fonte: Século Diário