A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), abriu uma escuta pública para receber contribuições da classe artística até o dia 29 deste mês. A iniciativa visa coletar opiniões sobre as diretrizes da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), que nortearão a aplicação de recursos destinados à cultura na cidade. Para participar, os artistas devem acessar o link: bit.ly/escutaaldir.
As contribuições serão fundamentais para definir as áreas prioritárias para a alocação dos recursos. Após o término da escuta, um levantamento será apresentado ao Conselho Municipal de Cultura no dia 2 de junho, dando início à elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (Paar). A escuta pública representa uma exigência do Ministério da Cultura, que busca aumentar a transparência e a participação social nas decisões relacionadas ao fomento da cultura.
“A escuta pública da Política Aldir Blanc é um momento fundamental para garantir que as decisões sobre o fomento à cultura sejam feitas de forma democrática, transparente e participativa. É por meio desse diálogo com a sociedade civil, com os fazedores de cultura e com os territórios que conseguimos construir políticas mais justas, inclusivas e eficazes”, afirmou Larissa Patrão, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, instituída pela Lei nº 14.399 de 8 de julho de 2022, tem o objetivo de estimular a cultura em todo o Brasil, com recursos sendo repassados a Estados, Municípios e ao Distrito Federal pelos próximos cinco anos.
As fotografias que acompanham a matéria são de Divulgação/PMCI.
Escuta Pública da Política Aldir Blanc mobiliza agentes culturais em Cachoeiro – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES