Cachoeiro de ItapemirimCachoeiro propõe mudanças na Central de Vagas para melhorar saúde pública local

Cachoeiro propõe mudanças na Central de Vagas para melhorar saúde pública local

Representantes de hospitais filantrópicos de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram nesta quarta-feira (27) com a prefeitura para discutir uma proposta de mudança no sistema de marcação de consultas e exames na rede pública capixaba. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Manutenção Urbana, no bairro São Geraldo, e teve como foco a reestruturação da ligação entre o município e a Central de Vagas, atualmente criticada pela necessidade de encaminhamentos para outros municípios, afetando a acessibilidade dos pacientes.

Durante a coletiva de imprensa, realizada no dia 20, o prefeito Theodorico Ferraço destacou a importância de um novo modelo, com os hospitais locais — Santa Casa, Hospital Infantil e Hospital Evangélico — assumindo a operação de três unidades de atendimento 24 horas: a UPA do Marbrasa, o Paulo Pereira e o PA de Itaoca. Essa mudança visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões do estado.

O plano envolve a definição de um novo modelo de gestão, que será debatido com a Câmara Municipal, além do diálogo com o governo estadual para assegurar a implementação das mudanças. Na reunião, foi decidido que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) elaborará um relatório que será apresentado pessoalmente ao governador Ricardo Ferraço na próxima semana, por um comitê local.

Ferraço enfatizou a urgência da situação, ressaltando as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que necessitam viajar para consultas e exames, muitas vezes enfrentando problemas de alimentação e transporte. O prefeito argumentou que os hospitais de Cachoeiro têm capacidade para atender essa demanda, questionando a eficácia de investimentos em infraestrutura e turismo quando a saúde da população ainda sofre com limitações.

O encontro contou com a participação de diversas autoridades locais e estaduais, incluindo o vice-prefeito Júnior Corrêa, o procurador-geral Luiz Carlos Zanon, o secretário interino de Saúde Vilson Coelho, e os deputados estaduais Allan Ferreira e Bruno Resende, além da ex-secretária municipal de Saúde, Renata Fiório.

Foto: Wallace Hull/PMCI

Central de Vagas será tema de proposta ao governador – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Crystal Palace conquista a Conference League em vitória épica sobre o Rayo Vallecano!

Crystal Palace conquista a UEFA Conference League com gol...

Povos tradicionais se unem em aliança para proteger a Mata Atlântica

Aliança dos Povos e Comunidades Tradicionais Guardiões da Mata...

Polícia Civil do ES Lança Planejamento Estratégico 2026-2027 Focado em Inovação

Polícia Civil do Espírito Santo Lança Caderno de Planejamento...

Preparativos para o Casamento Comunitário 2026 em Cachoeiro são finalizados

Os preparativos para o Casamento Comunitário 2026 em Cachoeiro...

Dívida Pública Federal avança para R$ 8,8 trilhões em abril

A Dívida Pública Federal (DPF) do Brasil registrou um...

Gabriel Jesus pode retornar ao Brasil: Arsenal aceita negociar por R$ 34 milhões!

Gabriel Jesus pode deixar o Arsenal na próxima janela...

Atletas do Espírito Santo representam o Estado no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15

Delegação Capixaba de Judô Pronta para o Campeonato Brasileiro...

Polícia Civil do ES brilha no desfile em homenagem aos 491 anos de Vila Velha

Polícia Civil do Espírito Santo Marca Presença em Desfile...

Cachoeiro promove encontro sobre combate ao abuso de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...