A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim promoveu um encontro formativo com foco na equidade racial, alinhado às Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Com o tema “Vozes Negras: Educação para as Relações Étnico-Raciais”, o evento enfatizou a importância do respeito à cultura afro-brasileira e indígena, além de buscar a igualdade de oportunidades e o compromisso com o antirracismo nas escolas.
Parte da formação continuada da gestão municipal, o encontro reuniu professores, gestores e profissionais trancistas que compartilharam experiências e práticas pedagógicas inspiradoras. O debate foi enriquecido com a presença de pesquisadores e doutores que discutiram temas como letramento racial, fundamentais para desenvolver uma educação inclusiva e diversificada.
A secretária de Educação de Cachoeiro, Celeida Chamão, ressaltou o papel da escola como espaço transformador. Ela enfatizou que a discussão sobre relações étnico-raciais deve permear todos os ambientes escolares. “Formar nossos profissionais nesse tema é garantir que a sala de aula seja um espaço de respeito e valorização das identidades, além de combater qualquer forma de discriminação”, afirmou.
O evento também promoveu um reconhecimento à identidade e cultura afro-brasileira, reafirmando a educação como um vetor de transformação social. Dessa forma, Cachoeiro de Itapemirim se mostra comprometida em construir um ambiente educacional que enfrente o racismo e favoreça uma sociedade mais justa e igualitária.
As imagens que acompanharam a cobertura do evento são de autoria da Divulgação/PMCI.
Formação em Cachoeiro destaca o papel da escola na promoção da igualdade racial – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES