A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está atenta às mudanças climáticas e seus impactos nas gestões municipais. No dia 21 de outubro, servidores participaram de uma oficina de revisão e atualização do Roteiro Metodológico do Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM), promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A atividade foi conduzida pela DPG Consultoria e Sustentabilidade, que coletou dados sobre as vulnerabilidades e potencialidades ambientais e urbanísticas da cidade.
Durante a oficina, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Rogério Ribeiro, e o coordenador executivo da Defesa Civil, João Antônio Daroz, destacaram a importância da capacitação para a formulação de políticas públicas que respondam aos novos desafios ambientais. Ribeiro enfatizou que a participação ativa em iniciativas como essa é crucial para o fortalecimento de um planejamento urbano sustentável e resiliente, alinhando Cachoeiro às diretrizes nacionais para o enfrentamento das mudanças climáticas.
A ação faz parte do Programa Cidades Verdes Resilientes, que tem como objetivo aumentar a resiliência climática dos municípios. Entre as metas estão a proteção das Áreas de Preservação Permanente Urbanas (APPs Urbanas), a promoção de soluções baseadas na natureza em áreas urbanas e a integração de análises de riscos e vulnerabilidades nos planos municipais existentes.
A atividade não apenas promoveu a troca de experiências, mas também buscou incorporar as melhores práticas para a gestão ambiental na cidade, refletindo um compromisso com um futuro mais sustentável.
Foto: Divulgação/PMCI
Prefeitura de Cachoeiro participa de formação na área de Meio Ambiente – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES