Usuários do sistema de pagamentos instantâneos Pix já podem contar com um novo recurso para contestar transações fraudulentas. A partir desta quarta-feira (1°), bancos disponibilizam um botão em seus aplicativos que permite acionar um mecanismo de devolução de valores enviados a golpistas. Com essa iniciativa, a expectativa é facilitar o processo de recuperação de valores para os cidadãos de Cachoeiro de Itapemirim que tenham sido vítimas de fraudes.
A novidade foi detalhada pelo coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca, que ressaltou a agilidade do novo procedimento. Com a funcionalidade, a devolução dos valores ocorrerá de maneira totalmente digital, eliminando a necessidade de contato com um atendente. Fonseca alerta que é fundamental o cuidado ao usar a função, uma vez que ela não se aplica em casos de erro de digitação ou arrependimento por parte do usuário.
O funcionamento da contestação é simples: ao acionar o botão, a notificação é enviada ao banco do golpista, que deve bloquear os fundos na conta do infrator de forma imediata. Ambos os bancos envolvidos, o da vítima e o do golpista, possuem um prazo de sete dias para investigar a contestação. Caso os bancos concordem que houve fraude, a devolução do valor indevidamente pago deve ser efetivada em até 11 dias. Vale destacar que, conforme orientações do Banco Central, é possível também bloquear valores parciais.
Os cidadãos de Cachoeiro de Itapemirim que se depararem com problemas relacionados a seus direitos podem buscar auxílio no Procon. O órgão está localizado na Rua Bernardo Horta, nº 204, no bairro Guandu, com atendimento das 8h às 16h. Para mais informações, os interessados podem contatar o telefone (28) 3199-1710 ou agendar um atendimento presencial pelo link: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/.
Foto: Reprodução/Internet.
Procon de Cachoeiro orienta consumidores sobre novo mecanismo de contestação do Pix – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

