Cachoeiro de ItapemirimCachoeiro avança no tratamento de efluentes com o Programa Probacias e parcerias...

Cachoeiro avança no tratamento de efluentes com o Programa Probacias e parcerias locais

O Programa para a Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas no Espírito Santo (Probacias) avança em Cachoeiro de Itapemirim, resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, a Agerh e o Incaper, envolvendo associações de produtores das comunidades de Mangueira e Banca de Areia. O projeto, financiado pelo Fundágua, atua na microbacia do Ribeirão São João da Mata e do Córrego Bom Destino.

Entre as iniciativas implantadas, destaca-se a instalação de 114 kits de fossas biodigestoras, cada um composto por um biodigestor de 600 litros, uma caixa de gordura de 25 litros e um leito de secagem de lodo de 90 litros, que asseguram o tratamento adequado dos efluentes domésticos e contribuem para a qualidade da água das comunidades. Uma nova fase do programa está prevista, com a instalação de mais 100 kits em todas as residências dos locais atendidos.

Além das fossas, o Probacias promove práticas de conservação do solo e realiza oficinas de educação ambiental. O monitoramento da qualidade da água é feito trimestralmente pela Agerh em cinco pontos das comunidades participantes, visando avaliar os impactos diretos nas condições hídricas da região.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Ribeiro do Carmo, ressaltou a importância do programa para a preservação dos recursos hídricos em Cachoeiro. José Arcanjo Nunes, secretário de Agricultura, também enfatizou a relevância da colaboração entre instituições e produtores rurais, destacando o Probacias como uma política pública que promove a produção agrícola junto à preservação ambiental.

As ações em Cachoeiro integram um conjunto de três Unidades Demonstrativas no sul capixaba, que incluem ainda os municípios de Muqui e Vargem Alta, evidenciando a abrangência e a importância do programa para a conservação de bacias hidrográficas no Estado. A instalação de fossas biodigestoras para tratamento de efluentes domésticos é uma das mais notáveis conquistas, refletindo o comprometimento das entidades envolvidas. (Foto: Divulgação/PMCI)

Cachoeiro amplia ações do Probacias e fortalece conservação de recursos hídricos – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

CRAS em Movimento leva serviços públicos e cidadania ao Alto Novo Parque em Cachoeiro

Na última sexta-feira (10), o bairro Alto Novo Parque...

Probacias avança em Cachoeiro com obras de conservação e revitalização rural

O Programa para a Conservação e Revitalização de Bacias...

Prefeitura de Anchieta inicia troca de lâmpadas por LEDs em Alto Pongal, Parati e Castelhanos

A Prefeitura de Anchieta dá início a mais uma...

Brasil considera tarifas dos EUA “injustas” em nova reunião oficial

Governo Brasileiro Reitera Injustiça nas Tarifas Americanas em Reunião...

Casa de Cultura Roberto Carlos reabre em Cachoeiro com melhorias e novo atendimento

A Casa de Cultura Roberto Carlos reabriu suas portas...

Vereadores de Vitória debatendo nova data para eleição da Mesa Diretora em outubro

A disputa sobre a nova data para as eleições...

Prefeitura de Anchieta inicia recuperação de estradas do interior com Revsol

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de...

STF dá 30 dias para Congresso esclarecer uso de emendas

Supremo exige explicações sobre irregularidades em destinação de emendas...

Helder Salomão discute apoio de liderança evangélica em campanha no ES

O deputado federal Helder Salomão (PT), pré-candidato ao governo...