Judocas brasileiros brilham no Panamá e garantem seis medalhas no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Sênior
O cenário no Panamá foi de vitórias para o judô brasileiro neste sábado (18), com a equipe nacional conquistando um total de seis medalhas no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Sênior. Os atletas brasileiros subiram ao pódio para receber dois ouros, uma prata e três bronzes, mostrando a força e a técnica refinada que caracterizam o judô do país.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Nauana Silva, na categoria até 70kg, e por Daniel Cargnin, até 73kg. Nauana Silva, que competia pela primeira vez em uma nova categoria de peso e sem ranking prévio, demonstrou habilidade e estratégia ao vencer Esmeralda Damiano Guerrero, da República Dominicana. Damiano Guerrero foi penalizada três vezes durante a luta por falta de combatividade, o que garantiu o primeiro ouro para o Brasil.
Daniel Cargnin, por sua vez, mostrou porque é um dos principais nomes do judô brasileiro ao conquistar o seu quarto título pan-americano. O judoca, que já havia ganhado uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, enfrentou o americano Jack Yonezuka, a quem superou dessa vez, revertendo o resultado da final do último campeonato Pan-Americano de 2025. Com um waza-ari logo no início, Cargnin administrou o combate de forma eficiente até o final do tempo regulamentar.
Rafaela Silva (-63kg) adicionou uma medalha de prata ao quadro brasileiro após uma luta intensa contra a canadense Jessica Klimkait, que só foi decidida no golden score, um momento extra após empate no tempo normal.
Os bronzes vieram com Luana Carvalho (-70kg), Guilherme de Oliveira (-73kg) e Beatriz Freitas (-78kg), cada um mostrando garra e determinação em suas respectivas categorias.
As competições continuam neste domingo (19), com mais nove judocas brasileiros buscando o pódio a partir das 11h30, prometendo mais emoções e possivelmente mais medalhas para o Brasil.
Acompanhe mais atualizações e detalhes do Campeonato Pan-Americano Sênior em nossa cobertura contínua.
Brasil abre Pan-Americano Sênior de judô com seis medalhas
Esportes

