Brasil e Índia Fortalecem Relações com Acordos Bilaterais e Inauguração de Escritório da Embraer
Na última sexta-feira (17), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, esteve em Nova Délhi, Índia, para inaugurar o escritório da Embraer no país. A cerimônia marcou não só a abertura do novo espaço, mas também a assinatura de importantes acordos nas áreas de tecnologia, defesa e indústria aeronáutica. A visita do ministro foi acompanhada por várias autoridades brasileiras, que buscaram estreitar laços entre Brasil e Índia, evidenciando o crescente intercâmbio comercial.
Durante o evento, Alckmin destacou a necessidade de um maior diálogo entre empresários dos dois países. “Tivemos uma grande reunião entre empresários indianos e brasileiros. Percebemos um aumento dos investimentos de empresas indianas no Brasil e de empresas brasileiras na Índia”, afirmou. No cenário atual, os modelos de aviões da Embraer já se destacam na Índia, atendendo à demanda por voos regionais com custo reduzido e maior eficiência.
O interesse da Força Aérea Indiana em adquirir o avião cargueiro C-390 foi outro ponto abordado pelo vice-presidente. Para Alckmin, essa aquisição representaria um “salto estratégico” nas relações bilaterais, contribuindo para transferência de tecnologia e geração de empregos em ambos os países. O ministro da Defesa, José Múcio, também ressaltou que a inauguração do escritório é um passo significativo na construção de pontes industriais e tecnológicas entre Brasil e Índia.
Ao longo da missão, foi discutido um cronograma para ampliar o Acordo de Comércio Preferencial Mercosul–Índia, que atualmente é limitado a 450 categorias de produtos e tarifas reduzidas entre 10% e 20%. O objetivo é aumentar o comércio bilateral para US$ 15 bilhões em 2025 e US$ 20 bilhões em 2026. Alckmin comentou sobre o entendimento alcançado, ressaltando a importância da complementariedade econômica para fomentar investimentos.
Além disso, o ministro anunciou a publicação de dois decretos que visam facilitar a relação comercial: um acordo de facilitação de investimentos e outro para evitar a bitributação. Ele também destacou a iminente implementação de um visto eletrônico que deve simplificar os negócios e consultorias entre os dois países.
A parceria entre a Fiocruz e uma empresa indiana na área de saúde, com foco em transferência de tecnologia para vacinas, e um contrato da Petrobras para a exportação de mais de 6 milhões de barris de petróleo à Índia, também foram pontos importantes discutidos na missão. Alckmin fez um convite à Índia para participar da exploração de petróleo em blocos brasileiros nas bacias de Campos e Santos, cuja licitação está prevista para o próximo ano.
A missão brasileira na Índia envolveu representantes de 20 setores, incluindo agronegócio, tecnologia, energia e saúde, demonstrando o potencial de cooperação e intercâmbio entre os dois países.
Brasil e Índia fazem acordos em tecnologia, defesa e aeronáutica
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional