Brasil e Califórnia Firmam Acordo para Ações Climáticas em Nova York
O governo brasileiro deu um passo importante na luta contra a mudança climática ao firmar um memorando de entendimento com a Califórnia, um dos estados mais influentes dos Estados Unidos. A assinatura do acordo ocorreu em Nova York, durante uma reunião entre a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e o governador californiano, Gavin Newsom. A iniciativa visa desenvolver parcerias estratégicas focadas em ações climáticas, que incluem a redução de emissões de gases do efeito estufa e a promoção da transição energética.
Esse acordo é significativo, especialmente em um momento em que o governo federal dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, tem se mostrado cético sobre a emergência climática, como evidenciado em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, onde chamou a crise climática de farsa. Enquanto isso, Newsom, membro do Partido Democrata e opositor ao governo Trump, destaca a importância da colaboração internacional para enfrentar desafios globais.
Marina Silva destacou que o acordo beneficiará não apenas a população da Califórnia, mas a humanidade como um todo. “O acordo contribuirá para que Brasil e Califórnia atinjam suas metas de neutralidade climática até 2050 e 2045, respectivamente”, afirmou. A parceria prevê também a troca de conhecimentos e experiências, além da preferência por soluções baseadas na natureza para a adaptação urbana.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o memorando deve resultar em diálogos frequentes, intercâmbios técnicos e oficinas que promovam ações conjuntas de enfrentamento à mudança climática. Além disso, essa colaboração incluirá incentivos econômicos e investimentos em inovações e tecnologias limpas.
“Podemos trabalhar juntos para reduzir a poluição nociva, proteger ecossistemas críticos e construir economias que funcionem para as pessoas e para o nosso planeta”, frisou Newsom. Os governos de Brasil e Califórnia se comprometeram a desenvolver um plano de ação que será estruturado nos próximos cinco anos, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e a Agência de Proteção Ambiental da Califórnia.

Acordo entre Brasil e Califórnia viabiliza ações climáticas nos EUA
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente

