CulturaBrasil contabiliza uma morte cardiovascular a cada 72 segundos

Brasil contabiliza uma morte cardiovascular a cada 72 segundos

A cada 72 segundos, uma pessoa no Brasil perde a vida devido a doenças cardiovasculares. Dados recentes divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e pela World Heart Federation (WHF) indicam que, apenas em 2026, o país registrou 318.945 mortes ligadas a essas condições, o que representa cerca de 50 óbitos por hora.

A nova plataforma Hub de Doenças Cardiovasculares, lançada pelas instituições, compila dados de mortalidade do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e estimativas epidemiológicas do Global Burden of Disease (GBD) 2023. Utilizando também estimativas populacionais do DataSUS e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa ferramenta visa fornecer um panorama abrangente sobre a situação das doenças cardiovasculares no Brasil.

A série histórica da SBC, que abrange o período de 2000 a 2024, e as projeções futuras sinalizam um aumento preocupante nas mortes por doenças cardiovasculares, com uma estimativa de crescimento de 10,8% até 2030. O cardiologista Antonio Luiz Pinho Ribeiro, coordenador da plataforma, destaca que essas projeções refletem tendências das últimas duas décadas, podendo variar dependendo das políticas de saúde e mudanças no perfil de risco da população brasileira.

Intervenções como o controle de hipertensão, diabetes, redução do tabagismo, combate à obesidade e sedentarismo, bem como a melhoria no atendimento de emergências cardíacas, são cruciais para alterar essa trajetória. Esforços anteriores já têm resultados palpáveis; a taxa de mortalidade em 2024 era de 195 óbitos a cada 100 mil habitantes, um declínio de 36% desde o ano 2000.

Diferenças regionais também são reveladas pelo Hub, com Alagoas liderando o índice de mortes por doenças cardiovasculares, seguido por Amapá e Mato Grosso do Sul. O Hub foi apresentado oficialmente durante o 81º Congresso Brasileiro de Cardiologia, no Rio de Janeiro, e é uma ferramenta valiosa para a divulgação de informações importantes para a saúde pública, permitindo a visualização de dados por estado, sexo e faixa etária, e oferecendo recursos avançados de visualização e comparação para profissionais da área de saúde e pesquisadores.

A cada 72 segundos, uma pessoa morre por doença cardiovascular no país

Agência Brasil

Saúde

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro realiza ações de prevenção e atendimento à violência contra a mulher

Nesta quarta-feira (21), a cidade de Cachoeiro de Itapemirim...

Anchieta realiza evento na Praia Central para prevenção e diagnóstico de câncer

No dia 31 de outubro, a Praia Central de...

Cachoeiro inaugura nova sede da 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil no Independência

Começou a operação da 7ª Delegacia Regional da Polícia...

Anchieta certifica 161 moradores em cursos de qualificação profissional com SENAR

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...

Superávit no Orçamento de 2027 permanece, afirma ministro Durigan

Ministro da Fazenda Mantém Previsão de Superávit Primário para...

Marataízes se destaca na etapa estadual do Agrinho 2026 e comemora vitórias

Marataízes Brilha na Cerimônia de Encerramento do Programa Agrinho...

Estudo revela que atividades humanas aumentam emissões de carbono na Amazônia

Estudo Revela que Emissões de Carbono na Amazônia São...

Inscrições Abertas para Elaborar Questões do Enade 2027

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio...

França confirma primeiro caso humano do vírus Shamonda em paciente

França Confirma Primeiro Caso Humano do Vírus Shamonda, Mas...