1 de setembro de 2025
EconomiaBrasil alcança recorde histórico de 5 milhões de barris diários de petróleo

Brasil alcança recorde histórico de 5 milhões de barris diários de petróleo

Brasil atinge marco histórico de produção diária de petróleo e gás natural

O Brasil alcançou, em julho, um feito inédito na indústria de petróleo e gás natural, superando pela primeira vez a marca de 5 milhões de barris produzidos por dia. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o país registrou uma impressionante produção de 5,160 milhões de barris diários, conforme divulgado nesta segunda-feira (1º). Este recorde marca um crescimento significativo tanto em relação ao mês anterior quanto ao mesmo período do ano passado, refletindo um aumento contínuo na capacidade de exploração e produção das jazidas brasileiras.

No que diz respeito somente ao petróleo, a produção em julho foi de 3,959 milhões de barris diários, apresentando um aumento de 5,4% em comparação a junho e uma impressionante alta de 22,5% em relação ao mesmo mês de 2024. A produção de gás natural também seguiu a tendência de crescimento, atingindo 190,89 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), um incremento de 5,1% em relação ao mês anterior e de 26,1% em comparação a julho de 2024.

A maior parte da produção nacional provém dos campos do pré-sal, que responderam por 79,1% do total de produção em julho, com 4,077 milhões de barris diários. Esse segmento tem revolucionado a indústria petrolífera do Brasil, destacando a relevância estratégica do pré-sal para o setor energético do país.

Detalhes da Produção

A produção nos campos do pré-sal é principalmente extraída de 169 poços, sendo o campo de Tupi, localizado na Bacia de Santos, o mais produtivo, com uma extração de cerca de 800 mil barris por dia. O FPSO Guanabara, um navio-plataforma situado na jazida compartilhada de Mero, contribuiu significativamente com 184,3 mil barris diários, consolidando-se como a plataforma mais eficiente do mês.

Segundo a ANP, as variações no volume de produção são influenciadas por fatores como manutenções programadas de plataformas, entradas em operação de novos poços e paradas necessárias para limpeza e instalação. Importante ressaltar que 97,7% do petróleo e 86,1% do gás natural produzido no Brasil em julho vieram de campos marítimos.

A Petrobras, atuando sozinha ou em consórcio com outras empresas, é responsável pela esmagadora maioria da produção, atingindo 89,78% do total. O estado do Rio de Janeiro se destaca como o principal produtor, concentrando 88% da produção de petróleo e 77% do gás natural do país.

Queima de Gás

Em relação ao aproveitamento do gás natural, a ANP informou que a taxa de queima alcançou 97,1%, o que significa que menos de 3% do gás extraído é queimado na atmosfera. A maior parte (54%) é reinjetada nos poços, 33% são disponibilizados ao mercado e 10% é utilizada como fonte de energia pelas plataformas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o Brasil ocupa atualmente a 8ª posição entre os maiores produtores de petróleo do mundo, com os cinco principais países – Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Canadá e Irã – respondendo por metade da produção global.

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

Top 5

Confira Mais

Anchieta cria canal exclusivo para ouvir sugestões sobre Saúde da população

A população de Anchieta já conta com um canal...

Agersa instaura processo administrativo contra BRK Ambiental em Cachoeiro

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados...

Aquaviário terá horários extras neste fim de semana pela Maratona de Vitória

Maratona de Vitória: Ceturb-ES Disponibiliza Viagens Extras do Aquaviário...

Dupla Stefani e Babos avança às quartas do US Open após vitória emocionante

Luisa Stefani e Timea Babos avançam às quartas de...

Premier League Domina o Mercado: Liverpool e Isak Criam Abismo Financeiro na Europa

Premier League se destaca na janela de transferências A Premier...

Marataízes: Gestão Municipal busca liberação de obras no Estado

Marataízes: Comitiva Municipal discute desenvolvimento urbano com o Governo...

Barroso assegura julgamento sereno de Bolsonaro no STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís...

Nova Feira da Agricultura Familiar será inaugurada em Cachoeiro nesta terça-feira

Moradores do bairro Alto Village, em Cachoeiro de Itapemirim,...

Polícia Civil apreende veículo do suspeito em duplo homicídio em Alto Rio Novo

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende Veículo Utilizado em...
- Advertisement -spot_img