Ex-Presidente Jair Bolsonaro Submetido a Novo Procedimento Cirúrgico para Tratar Crise de Soluço
SÃO PAULO – O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica na manhã de sábado (27), devido a uma intensa crise de soluço, conforme informações divulgadas por sua equipe médica particular. O procedimento foi realizado para bloquear o lado direito do nervo frênico, que controla movimentos do diafragma, visando reduzir os episódios de soluço persistentes que o ex-presidente tem enfrentado.
De acordo com o médico Mateus Saldanha, responsável pela operação, o processo teve uma duração aproximada de uma hora e foi executado sem cortes. “Foi uma execução rápida e eficiente, realizada com o paciente sob efeitos de anestesia local”, explicou Saldanha. Após o término, Bolsonaro foi encaminhado ao seu quarto para iniciar o processo de recuperação e será monitorado diariamente para avaliar a eficácia do procedimento.
Está previsto que Bolsonaro passe por uma nova intervenção na próxima segunda-feira (29), dessa vez para tratar o lado esquerdo do nervo frênico. Os médicos mantêm a previsão de que o ex-presidente possa receber alta no dia 31 de dezembro.
Antes desta cirurgia, Bolsonaro já havia sido operado na última quinta-feira (25), para correção de uma hérnia inguinal. Ele atualmente cumpre uma pena de 27 anos e três meses de prisão em regime inicialmente fechado, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, de onde foi temporariamente deslocado para os procedimentos médicos após autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Agência Brasil não possui imagens disponíveis dos procedimentos mencionados.
(Nota: As informações e descrições mencionadas nesta matéria remetem a eventos reais relatados pelos profissionais de saúde envolvidos, não contendo interferências ou conclusões do autor sobre os resultados ou implicações futuras das intervenções médicas.)
Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço
Internacional

