23 de janeiro de 2026
EducaçãoBolsas para jovens negros: oportunidade de acesso ao ensino superior

Bolsas para jovens negros: oportunidade de acesso ao ensino superior

A segunda edição do programa Já É, promovido pelo Fundo para Equidade Racial Baobá, visa romper barreiras e ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para jovens estudantes negros em todo o Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho, e os candidatos podem se inscrever pelo site do Baobá para concorrer a uma das 30 bolsas de estudo no valor de R$ 700, que serão concedidas por um ano e cinco meses. Este projeto, criado para impulsionar o ingresso de alunos negros em instituições de ensino superior, incorpora novas diretrizes nesta edição, como a gestão da bolsa diretamente pelos estudantes e uma faixa etária ajustada de 20 a 25 anos, promovendo maior inclusão e autonomia. Além disso, o alcance do programa foi ampliado, permitindo a participação de jovens de todo o território nacional, com foco na valorização da diversidade e no suporte a grupos historicamente marginalizados.

Para além da ajuda financeira, os selecionados receberão preparação para vestibulares, apoio psicológico individualizado e mentorias coletivas e individuais.

Ampliar horizontes

A diretora de Programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, enfatiza que o objetivo vai além do suporte econômico, buscando proporcionar acesso a informações e redes que possam enriquecer a formação dos alunos.

“Nossa intenção é ampliar horizontes de direitos e subsidiar a construção de novas competências e habilidades, alimentando os sonhos de jovens negros de diferentes realidades. A universidade não é um fim em si mesmo, mas um importante começo”, afirma a diretora em nota.

No primeiro ciclo do programa, o estudante de Administração Carlos Eduardo Cerqueira, 23, destaca que o apoio do Fundo Baobá foi determinante para seu ingresso na faculdade. “Participar da primeira edição do programa Já É foi uma grande oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico. Hoje, estou estagiando na área financeira, aprendendo novos idiomas e buscando me especializar ainda mais”, relata o aluno da PUC-SP.

Prioridades

Nesta edição, especial atenção será dada a candidatos de áreas periféricas, rurais, pessoas com deficiência (PcD), quilombolas, ribeirinhas, egressos do sistema penitenciário, além de migrantes ou refugiados.

As regiões Norte e Nordeste do Brasil terão prioridade, com nove vagas garantidas cada uma, enquanto Centro-Oeste, Sudeste e Sul contarão com quatro vagas cada.

Desigualdade

Dados do último Censo da Educação Superior (2023), do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam um panorama preocupante das desigualdades educacionais no Brasil. Enquanto os 25% mais ricos têm, em média, 13,5 anos de estudo, os 25% mais pobres não passam de 10,5 anos. A discrepância se acentua entre brancos, com média de 12,4 anos, e pretos e pardos, com 11,4 anos. O programa Já É se apresenta como uma resposta a esses desafios, alinhando-se à Meta 8 do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca igualar a escolaridade média entre negros e não negros.

*Estagiária sob supervisão de Marcelo Brandão

Iniciativa oferece bolsas para alunos negros acessarem ensino superior

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil realiza operação contra maus-tratos a animais em Cariacica

Polícia Civil realiza operação em Cariacica e resgata cães...

Procon Cachoeiro promove palestra sobre Saúde Mental em janeiro branco

No embalo do movimento Janeiro Branco, que visa conscientizar...

Piúma recebe trator novo para impulsionar agricultura e desenvolvimento rural

Entrega de Trator Moderniza Apoio à Agricultura em Piúma Na...

Fabián Ruiz é desfalque no PSG após lesão no joelho em confronto contra o Sporting

PSG Atualiza Condição Médica do Elenco Antes do Jogo...

Edital do Governo do ES regula uso de imagens do Capixabão 2026 pela mídia

Edital de Chamamento Público da Fundação Carmélia Permite Uso...

Polícia Civil do ES Recupera 24 Cabeças de Gado Furtojadas em Jerônimo Monteiro

Polícia Civil do ES Recupera 24 Cabeças de Gado...

Barcelona oferece Gavi e Casadó ao Atlético de Madrid por Julián Álvarez!

O Barcelona está em negociação para a possível contratação...

Manchester United acelera renovação de Mainoo após saída de Casemiro!

O Manchester United está intensificando as negociações para a...

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio no bairro São José, em Vitória

Homicídio no Bairro São José: Polícia Civil Finaliza Inquérito...