Bolsa Brasileira Alcança Novos Patamares, enquanto Dólar Fecha Estável
Em mais um dia marcado pelo otimismo no mercado financeiro, a bolsa de valores brasileira, representada pelo índice Ibovespa, atingiu um novo recorde, encerrando a terça-feira (3) com 185.674 pontos, equivalente a um aumento de 1,58%. Com a proximidade da histórica marca de 186 mil pontos, o desempenho do índice foi impulsionado principalmente por ações de mineradoras, além da expectativa gerada pela ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que sinaliza uma possível redução da taxa de juros pelo Banco Central (BC).
Enquanto isso, o mercado de câmbio testemunhou um dia de intensas oscilações. O dólar comercial apresentou um ligeiro recuo, fechando a R$ 5,25, o que representa uma queda de 0,15%. Com um acumulado de 4,38% de desvalorização em 2026, a moeda estadunidense chegou a atingir sua mínima do dia, a R$ 5,20, por volta das 11h30. Contudo, essa redução foi amenizada ao longo do dia, refletindo uma diminuição do otimismo nos mercados externos e as especulações em torno dos futuros diretores do Banco Central.
Na manhã de terça-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação do economista Guilherme Mello para a Diretoria de Política Econômica do Banco Central, bem como do professor Tiago Cavalcanti, da Fundação Getulio Vargas, para a Diretoria de Organização do Sistema Financeiro. Vale destacar que Mello, que ocupa o cargo de Secretário de Política Econômica desde 2023, enfrenta certa resistência no mercado, devido a posicionamentos considerados heterodoxos. As indicações permanecem sob análise do presidente Lula, que ainda não tomou uma decisão final sobre os nomes.
Com informações da Reuters


Bolsa bate recorde e aproxima-se dos 186 mil pontos
Fonte: Agencia Brasil.
Economia

