EducaçãoBares e fabricantes oferecem treinamento contra bebidas falsificadas

Bares e fabricantes oferecem treinamento contra bebidas falsificadas

Associações de Bares e Restaurantes Oferecem Treinamento Sobre Bebidas Falsificadas

Diversas associações representativas de bares, restaurantes, fabricantes e importadores de bebidas destiladas estão promovendo treinamentos gratuitos para proprietários e funcionários do setor. O objetivo é orientá-los a identificar bebidas falsificadas ou adulteradas, um problema que vem crescendo no Brasil e comprometendo não apenas a saúde dos consumidores, mas também a integridade do mercado. Ministrados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), pela Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), os cursos cobrem aspectos fundamentais na identificação de produtos ilegítimos.

Os treinamentos enfatizam que a atenção deve começar pela tampa das garrafas, que é o principal ponto de segurança. Segundo as associações, tampas de qualidade inquestionável apresentam acabamento preciso e sem imperfeições. Além disso, a presença de lacres plásticos nos produtos é um indicativo de adulteração. Outras características importantes incluem a análise do selo fiscal – um item obrigatório em bebidas destiladas importadas – que deve ter holografia que revela apenas uma letra de cada vez. Diferenças no nível de enchimento e na coloração entre garrafas da mesma marca podem ser sinais de falsificação. A impressão de alta qualidade, com informações obrigatórias em português, também é uma característica de produtos legítimos.

“Estamos alertando sobre os riscos legais e sociais do mercado ilegal. Estabelecimentos que se arriscam a comprar de canais informais podem enfrentar consequências legais severas”, afirmaram as associações em nota. O curso também orienta sobre o descarte correto de garrafas vazias, lembrando que quase todas as bebidas falsificadas identificadas em operações policiais vinham em embalagens reutilizadas.

Uma pesquisa recente revelou que 36% das bebidas comercializadas no Brasil são falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas. “Recomendamos que as empresas verifiquem a procedência dos produtos, adquiram apenas de fornecedores confiáveis e exijam nota fiscal”, acrescentou a Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (FHORESP). Este cuidado se torna ainda mais essencial em festas realizadas fora de ambientes controlados, onde o risco de consumo de bebidas perigosas é acentuado.

Os casos recentes de contaminação com metanol têm gerado um impacto direto nos hábitos sociais dos paulistanos. O garçom Marcílio Eduardo Ferreira da Silva Júnior relatou o receio de cancelar sua festa de aniversário em um bar na capital. “Estou pensando em não fazer. É triste, estou com medo”, afirmou. Por outro lado, Rafael Douglas Martins, funcionário de um bar, mencionou a redução no consumo de destilados durante a semana e a decisão da casa de suspender temporariamente a venda dessas bebidas. “É uma questão de segurança”, declarou, mesmo com fornecedores de confiança.

Para mais informações sobre segurança e autenticidade de bebidas, os interessados podem consultar os cursos oferecidos pelas associações citadas.

Bares e fabricantes treinam empresas para identificar bebidas falsas

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Guardiola: Manchester City lutará até o fim pela Premier League, apesar da desvantagem!

Manchester City Tropeça e Complica Luta pelo Título da...

PDT aponta 29 pré-candidatos a deputado enquanto busca vice de Ricardo Ferraço

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Espírito Santo contará...

Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Baixo Guandu

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Estupro de...

Ilha de Gorée, memória da escravidão, aposta no turismo para renda

Ilha de Gorée: Patrimônio da Humanidade e Memorial da...

Incaper e Governo do ES apoiam 10º Concurso de Qualidade do Cacau Capixaba

Incaper Apoia o 10º Concurso da Qualidade de Amêndoas...

Polícia Civil do ES prende jovem por roubo e tráfico em operação em Bom Jesus

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Roubo...

Vigilância Sanitária de Anchieta intensifica orientações em estabelecimentos noturnos

A Vigilância Sanitária de Anchieta tem realizado um trabalho...

Anchieta promove Manhã de Lazer nas Comunidades em Belo Horizonte no dia 9 de maio

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria Municipal de...

Almada no Palmeiras? Torcedores pedem troca com Flaco López após rumores do Atlético!

Palmeiras e Thiago Almada: Novas Distorções no Mercado O Palmeiras...