EducaçãoAzerbaijão e Brasil selam parceria para bolsas de pesquisa científica

Azerbaijão e Brasil selam parceria para bolsas de pesquisa científica

Azerbaijão Oferece Bolsas de Estudo a Estudantes Brasileiros para Pesquisas em Energia Renovável e Transformação Digital

O governo do Azerbaijão anunciou a oferta de bolsas de estudo para estudantes brasileiros, abrangendo diversas áreas de pesquisa, desde a graduação até o mestrado. A informação foi revelada pelo vice-ministro de Relações Exteriores do Azerbaijão, Elnur Mammadov, em uma entrevista à Agência Brasil. A parceria, que busca fortalecer a cooperação educacional entre os dois países, foi formalizada em um encontro realizado na última segunda-feira, 1º de outubro, entre Mammadov e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Mammadov destacou que essa iniciativa marca “uma nova página” nas relações bilaterais, evidenciando a importância do intercâmbio acadêmico na aproximação entre Brasil e Azerbaijão. Embora ainda não tenham sido definidas as quantidades específicas de bolsas, áreas prioritárias incluem energia renovável, transformação digital, conectividade, transportes e inteligência artificial. As informações sobre as vagas disponíveis serão divulgadas pelo Ministério da Educação do Brasil.

O vice-ministro também mencionou que o Azerbaijão tem oferecido anualmente mais de 100 oportunidades de estudo para estudantes de várias nacionalidades em suas universidades. Além disso, ele expressou interesse especial nas pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), especialmente no que tange à agricultura sustentável.

No âmbito comercial, o Azerbaijão se posiciona como um importante fornecedor de fertilizantes para o agronegócio brasileiro, e durante as conversações com o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, Mammadov enfatizou o desejo de aprofundar as relações comerciais entre os dois países. Entre os principais tópicos discutidos, estava a criação de uma plataforma econômica conjunta, além do aumento significativo na compra de açúcar brasileiro, que duplicou em relação ao ano anterior.

Os laços entre Brasil e Azerbaijão foram fortalecidos também por meio da colaboração nas conferências do clima, com a recente COP29 ocorrendo em Baku, e a próxima, COP30, programada para Belém, no Pará. Ambos os países concordaram sobre as responsabilidades que cabem a nações desenvolvidas no enfrentamento das mudanças climáticas, embora reconheçam que existem opiniões divergentes, especialmente em relação ao financiamento de ações climáticas.

Agência Brasil

Azerbaijão firma parceria com Brasil para oferecer bolsas de pesquisa

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil e Militar Prendem Dois e Apreendem Drogas em São Gabriel da Palha

Operação da Polícia Civil e Militar em São Gabriel...

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de homicídio em Marilândia

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de...

Fila do INSS chega a 1,8 milhão, o menor nível em 21 meses

Fila de requerimentos do INSS alcança menor nível em...

Mbappé brilha e França avança às oitavas com 3 a 0 sobre Suécia

França Garante Vaga nas Oitavas Após Vitória Contra a...

Polícia Civil apreende 22 aves em operação contra tráfico no bairro Aribiri

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende 22 Aves em...

92% das escolas já seguem nova lei contra celular

Brasília (DF) - Após um ano da aprovação da...

Exposição “Cachoeirenses Ausentes” valoriza contribuições de cidadãos para Cachoeiro

A exposição “Cachoeirenses Ausentes: Entre o Papel e a...

Pré-campanha do ‘Time do Lula’ avança em cidades estratégicas do ES

Em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o...