A política capixaba está em ebulição, com movimentações significativas envolvendo figuras-chave. O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, está considerando uma filiação ao Partido Progressista (PP), o que pode alterar o cenário eleitoral local, especialmente em função do apoio do governador Renato Casagrande (PSB). Outro nome em ascensão é Euclério Sampaio, que, após desistir de uma candidatura ao governo, vislumbra uma vaga no Senado nas eleições de 2026, movimento que poderá exigir uma troca de partido.
Enquanto isso, as ruas do Espírito Santo se preparam para um 7 de Setembro agitado, onde petistas e bolsonaristas se mobilizam em manifestações. A extrema direita planeja protestos sob o tema “#ReajaBrasil”, enquanto a esquerda promove o Grito dos Excluídos, um ato reivindicativo e celebrado durante a mesma data, relembrando injustiças sociais.
Um projeto polêmico, anunciado como o maior investimento em infraestrutura do estado, o Plano Estratégico Parklog BR/ES, enfrenta forte resistência de pescadores e ambientalistas. Críticos são unânimes em afirmar que a falta de diálogo sobre os impactos sociais e ambientais é uma das principais fontes de insatisfação.
O noticiário político ainda traz à tona questões de segurança, com um aumento no discurso punitivista em resposta à violência na Grande Vitória. Medidas envolvendo gratuidade no transporte coletivo também estão em discussão, além da criticada aprovação de leis que poderão alterar a gestão nas escolas a nível municipal.
Em meio a protestos de servidores e contestações sobre planos de desocupação, a sociedade civil se mobiliza pela implementação de cotas para pessoas trans na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mostrando que as reivindicações por justiça social continuam a ressoar em diversas camadas da população.
Foto: Leonardo Sá
Fonte: Século Diário