EducaçãoAlunos da USP em protesto pedem melhorias em moradia e refeições

Alunos da USP em protesto pedem melhorias em moradia e refeições

Estudantes da USP Protestam por Melhorias nas Políticas de Permanência

Na manhã desta quinta-feira (23), estudantes da Universidade de São Paulo (USP) realizaram um protesto em busca de melhores políticas de permanência estudantil, abordando questões fundamentais como alimentação, moradia e aumento de bolsas de estudos. A manifestação, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, percorreu as ruas nas proximidades do campus Butantã, onde os alunos expressaram suas reivindicações e insatisfações quanto à atual situação da instituição.

Desde o dia 15 deste mês, os estudantes estão em greve, expondo problemas estruturais que afetam mais de 120 cursos em pelo menos cinco dos dez campi da universidade. As principais queixas incluem cortes no programa de bolsas, a carência de vagas para moradia estudantil e a preocupação com o fornecimento de água nos refeitórios. Além dos estudantes, funcionários da USP também se uniram à paralisação em protesto contra perdas salariais, políticas de terceirização, precarização do atendimento nos restaurantes universitários e condições inadequadas de higiene.

“A universidade fala que não tem dinheiro, e esse foi o mesmo motivo que levou os funcionários a entrarem em greve. Há recursos para diversos itens discutíveis, mas precisamos de investimento para a permanência estudantil”, afirmou Júlia Urioste, coordenadora-geral do DCE Livre da USP e estudante de Artes Cênicas. A situação tem gerado um clima de tensão e insatisfação, com os alunos exigindo diálogo com a reitoria para discutir soluções viáveis.

Neste contexto, os estudantes planejam uma nova mobilização para esta sexta-feira (24) pela manhã, com protestos programados em frente à reitoria do campus Butantã, que devem contar com a participação de um número significativo de alunos insatisfeitos com as atuais diretrizes da administração universitária. O clamor por melhorias reflete uma preocupação coletiva que vai além da esfera acadêmica, envolvendo questões sociais e econômicas que impactam diretamente a vida estudantil na maior universidade do Brasil.

As imagens da manifestação foram divulgadas pelas assessorias de comunicação da Universidade de São Paulo.

Alunos da USP protestam por melhores condições de moradia e refeições

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES entrega Casa da Cultura de Fundão após restauração histórica

Governo do Estado Entrega Casa da Cultura “Doutor Mauro...

Polícia Civil do ES Inaugura Nova Sede do 10º DP na Serra e Amplia Atendimento

Polícia Civil doES Inaugura Nova Sede do 10º Distrito...

Polícia Civil do ES e RJ prendem foragido acusado de homicídio de criança de 3 anos

Ação Integrada entre Policiais Civis do ES e RJ...

Inscrições abertas para formações gratuitas de arte e comida no ES

Inscrições Abertas para Atividades da Exposição "Museu da Arte...

Pedrolândia comemora 3º Marataízes em Ação nesta quinta-feira, 11

Moradores de Pedrolândia Recebem Acesso Gratuito a Serviços Essenciais Os...

Marataízes marca presença no Fórum de Parcerias em Brasília

Marataízes Participa do Fórum Nacional de Gestão e Inovação...

Conecta Indústria: Marataízes oferece novas vagas de emprego locais

Marataízes Sedia o 1º Conecta Indústria da Pérola Capixaba...

Lula relaciona protestos no México às manifestações brasileiras de 2013

Lula Comenta Protestos no México e Lembra Manifestações de...