Tragédia em Lisboa: Acidente com Elevador da Glória Deixa 15 Mortos e 18 Feridos
Nesta quarta-feira (3), Lisboa foi palco de uma tragédia com o descarrilhamento do Elevador da Glória, um famoso bondinho que conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. O acidente ocorreu por volta das 18h (horário local), deixando um saldo de 15 mortos e 18 feridos, entre os quais uma criança e uma gestante. Em resposta à catástrofe, o governo português decretou um dia de luto nacional, programado para a quinta-feira, em homenagem às vítimas.
Os primeiros relatos indicam que o bondinho, símbolo turístico da capital portuguesa, estava cheio de passageiros no momento do acidente. As causas ainda estão sob investigação, com o Ministério Público português já abrindo um inquérito para apurar os fatos. A empresa municipal Carris, responsável pela operação do Elevador da Glória, também deve colaborar nas investigações.
Ainda segundo informações da Unidade de Gestão de Crises do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem), ainda não foram confirmadas as nacionalidades dos mortos. Porém, alguns dos sobrenomes das vítimas indicam que há pessoas de diferentes nacionalidades, além de portuguesas.
Brasileiros
O Itamaraty, em uma nota oficial, ressalvou que até o momento não há registros de vítimas brasileiras entre os mortos ou feridos. O governo brasileiro expressou suas condolências e solidariedade ao povo e ao governo de Portugal. O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa permanece disponível para prestar assistência a cidadãos brasileiros afetados pela tragédia, oferecendo um plantão consular pelo telefone (+351 962 520 581).
O Elevador da Glória, com um percurso de aproximadamente 265 metros, é uma atração significativa em Lisboa, atraindo turistas de várias partes do mundo. A trágica ocorrência levanta questões sobre a segurança dos transportes turísticos na cidade e a necessidade de reforços nas inspeções e manutenções desses serviços.
Acidente com bondinho em Lisboa deixa 15 mortos
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional