EconomiaPacto assegura trabalho digno em eventos de grande porte no Brasil

Pacto assegura trabalho digno em eventos de grande porte no Brasil

Governo Federal e Parceiros Assinam Pacto pelo Trabalho Decente em Grandes Eventos

Na tarde desta quinta-feira (25), o governo federal, em parceria com centrais sindicais, representantes patronais e instituições, firmou o Pacto pelo Trabalho Decente em Grandes Eventos. Esta iniciativa visa garantir condições dignas para os trabalhadores da cadeia produtiva de eventos de grande porte, incluindo shows, festivais, eventos esportivos, feiras e congressos. O pacto abrange profissionais das áreas de produção, montagem, segurança, limpeza, alimentação, logística e outros serviços de apoio, ressaltando a importância da formalização e proteção social para esses trabalhadores, que desempenham um papel crucial na movimentação econômica do país.

Márcia Adão, secretária adjunta para assuntos de acessibilidade da União Geral dos Trabalhadores (UGT), destacou o pacto como um marco legal para assegurar direitos sociais e trabalhistas aos profissionais da área. “De nada adianta existir eventos grandiosos se não tivermos condições dignas de trabalho”, disse. Por outro lado, Ivo Dall´Acqua Júnior, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio-SP), enfatizou a necessidade de adequar as ações para garantir segurança, bem-estar e resultados positivos.

O ministro do Trabalho e Emprego, Rogério Marinho, enfatizou a importância da participação social e o compromisso de sindicalistas e empresários para o sucesso do pacto. “É preciso que cada CNPJ do nosso país assuma essa responsabilidade”, afirmou, ressaltando que o apoio de todos os setores é crucial para a implementação das medidas.

O pacto também conta com a adesão do Ministério da Cultura, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O ministro interino da Cultura, Márcio Tavares, lembrou que o Brasil, sendo um dos maiores organizadores de grandes eventos do mundo, precisa assegurar que essa potência econômica venha acompanhada de dignidade e proteção social.

Dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) indicam que o setor de eventos no Brasil emprega cerca de 12,7 milhões de pessoas e representa mais de 4,5% do Produto Interno Bruto. Com uma agenda vibrante para os próximos anos, eventos como o Rock in Rio, Oktoberfest e a Copa do Mundo Feminina da FIFA prometem contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor e para a geração de empregos no país.

Pacto quer garantir trabalho decente em grandes eventos no Brasil

Fonte: Agencia Brasil.

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Piúma homenageia mestres da cultura e investe em projetos para o setor.

Piúma celebra mestres da cultura e fortalece investimentos no...

Piúma divulga resultado da prestação de contas do Auxílio Universitário 2026/1

Resultado da Prestação de Contas do Auxílio Universitário 2026/1...

Cachoeiro realiza evento com mais de 1.300 atendimentos à população no Sest/Senat

No último sábado (8), a Prefeitura de Cachoeiro de...

Piúma recebe Moto Rock em setembro: um encontro imperdível para motociclistas!

Piúma se prepara para o Moto Rock, grande celebração...

Inscrições Abertas para Oficina de Teatro em Piúma – Garanta sua Vaga!

Inscrições Abertas para a Oficina de Teatro em Piúma Estão...

Exposição homenageia os 115 anos de Newton Braga em Cachoeiro de Itapemirim

A sede do Arquivo Público Municipal de Cultura -...

Auxílio-Transporte para Estudantes de Piúma no Segundo Semestre de 2026

Auxílio-Transporte para Estudantes de Piúma: Resultado Parcial Divulgado Na última...

PGR mantém veto a visitas de Flávio Bolsonaro a Jair Bolsonaro

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestou-se nesta quarta-feira...

Consumidores poderão escolher fornecedores de energia a partir de 2027

Lula regulamenta mercado livre de energia e avança em...