Meio AmbienteDesmatamento no Brasil cai 20,6% em 2025, abaixo de 1 milhão de...

Desmatamento no Brasil cai 20,6% em 2025, abaixo de 1 milhão de hectares

Desmatamento no Brasil Atinge Nível Histórico em 2025: Menos de 1 Milhão de Hectares Perdidos

Pela primeira vez desde 2019, o Brasil registrou uma queda significativa na área de vegetação nativa desmatada, totalizando 984.794 hectares em 2025. Essa redução de 20,6% em comparação a 2024 marca um passo importante na luta contra o desmatamento, conforme o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD2025), elaborado pelo MapBiomas e divulgado na última quarta-feira (27). O documento destaca que todos os biomas do país apresentaram reduções na área desmatada, com o Pantanal sendo o bioma que mais reduziu, apresentando uma queda de 48,4%, resultando em 12.260 hectares perdidos. Em contrapartida, o Cerrado continua a ser o bioma mais afetado, com 540.614 hectares desmatados em 2025, representando 54,9% de todo o desmatamento no país.

Apesar dos avanços, o MapBiomas alerta que a média diária de desmatamento permanece alarmante: 2.698 hectares, ou cerca de 112 hectares por hora. Essa dimensão corresponde a uma área equivalente a 17 parques do Ibirapuera sendo desmatados diariamente, uma comparação impactante que ilustra a gravidade da situação. Nos últimos sete anos, o Brasil perdeu mais de 10,9 milhões de hectares de vegetação nativa, uma área maior que o estado de Pernambuco. Além disso, a Amazônia e o Cerrado responderam juntos por mais de 84% do total de desmatamento em 2025, evidenciando a necessidade de ações urgentes para preservar a biodiversidade.

Parque Nacional do Pantanal - Foto: Palê Zuppani/ICMbio

Em detalhes, o Cerrado tornou-se o bioma com maior área desmatada, mesmo com uma redução de 16,9% em relação ao ano anterior, enquanto a Amazônia registrou um desmatamento de 289.478 hectares — uma diminuição de 23,5%. As formações savânicas são as mais ameaçadas, representando 51,4% da área desmatada, seguidas pelas formações florestais. A expansão agropecuária é apontada como a principal causa do desmatamento, com 97% da perda de vegetação nativa nos últimos sete anos atribuída a essa atividade.

Ribeirinhos na Amazônia - Foto: ICMBio

A análise também revelou que mais da metade dos 5.572 municípios brasileiros registraram pelo menos um evento de desmatamento em 2025, com destaque para Canto do Buriti, no Piauí, que lidera o ranking com 20.877 hectares desmatados. Enquanto isso, áreas de proteção, como Unidades de Conservação (UCs) e Terras Indígenas, se mostraram as mais preservadas, embora ainda enfrentem desafios, tendo sido desmatados 46.257 hectares dentro dessas áreas.

O panorama revela que, apesar dos avanços na diminuição do desmatamento em termos absolutos, a luta pela preservação da vegetação nativa no Brasil está longe de ser vencida.

Desmatamento no Brasil registra queda de 20,6% em 2025

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro avança em obras e parcerias para melhorias no Pico do Itabira e arredores

A equipe da Secretaria Municipal de Obras (Semo) de...

IBGE apresenta rendimento domiciliar per capita e desequilíbrio em 2025

IBGE divulga dados de rendimento e desequilíbrio regional para...

Luis Enrique traça plano decisivo para o PSG superar o Arsenal na final da Champions

PSG e Arsenal se Enfrentam na Decisão da Champions...

Prefeitura de Anchieta Aumenta Prêmios do Campeonato Municipal de Futebol 2026

A Prefeitura de Anchieta anunciou uma atualização significativa para...

Inscrições abertas para barracas na Festa dos Pescadores em Piúma 2026!

Festividade na Praia: Inscrições Abertas para a Festa dos...

Sorteio de cesta especial homenageia mães empreendedoras em Cachoeiro de Itapemirim

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Marataízes comemora modernização da iluminação pública para turismo e comércio

Marataízes Avança com Nova Iluminação Pública em 13 Vias Marataízes,...

Polícia Civil do ES realiza 7ª ação do Projeto Recupera para restituir celulares

Polícia Civil do ES Realiza Sétima Ação do Projeto...

Câmara aprova fim da escala 6×1; jornada de 40 horas entra em pauta no Senado

A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda...