Brasil Envia Ajuda Humanitária à Bolívia em Meio a Protestos
Na última segunda-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o envio de ajuda humanitária à Bolívia, que enfrenta uma crescente onda de protestos populares. A decisão foi tomada após uma ligação entre Lula e o presidente boliviano, Rodrigo Paz, que solicitou apoio diante da crise humanitária provocada pelos bloqueios de estradas e desabastecimento em várias regiões do país. O Palácio do Planalto informou que os dois mandatários discutiram a situação delicada que a Bolívia atravessa, marcada por manifestações de diversas categorias sociais, incluindo camponeses, indígenas, mineiros e professores.
O governo brasileiro enfatizou a importância do respeito às instituições democráticas e do Estado de Direito. Lula salientou que tanto o governo quanto os movimentos sociais devem evitar a violência e promover o diálogo para solucionar as divergências e preservar a paz social. “É fundamental que todos busquem caminhos pacíficos para a superação dos conflitos”, diz a nota oficial.
Os protestos na Bolívia tiveram início em dezembro de 2025, quando o novo governo, que sucedeu quase duas décadas de liderança da esquerda, adotou um decreto que cortava subsidios à gasolina. A situação se agravou com a promulgação de uma nova legislação sobre terras, que foi percebida por camponeses e comunidades indígenas como uma ameaça aos pequenos agricultores, favorecendo grupos do agronegócio. Em resposta à pressão popular, a nova lei foi revogada na semana passada, mas os protestos continuaram a crescer, afetando a capital, La Paz, com extensos bloqueios que resultaram em falta de alimentos, combustíveis e outros insumos essenciais.
Com a situação a se deteriorar, o governo brasileiro atua para minimizar os impactos da crise humanitária em seu país vizinho, reafirmando o comprometimento com a cooperação regional e o bem-estar dos cidadãos bolivianos. A medida visa aliviar a pressão sobre os moradores afetados pelos tumultos, demonstrando solidariedade em tempos de dificuldades.
Lula conversa com presidente da Bolívia e determina envio de ajuda
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

