A partir desta segunda-feira (25), a UPA Antônio Jorge Adib Neto (UPA do Marbrasa) e o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes (PPG) em Cachoeiro de Itapemirim iniciaram a coleta de exames RT-PCR para diagnóstico de dengue. A novidade visa ampliar o acesso ao diagnóstico da doença, facilitar o manejo clínico dos pacientes e fortalecer o monitoramento epidemiológico no município.
Os exames estarão disponíveis para pacientes que apresentem sintomas da dengue entre o 1º e o 5º dia, mediante solicitação médica. As coletas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h. A medida é parte de um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para lidar com a crescente preocupação em relação aos casos de dengue na região.
A Semus enfatiza ainda a importância do atendimento médico imediato quando surgirem sintomas como febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas na pele, náuseas ou sensação de mal-estar. O diagnóstico precoce é essencial para garantir o tratamento adequado e evitar complicações mais graves para os pacientes.
(Foto: Reprodução/Internet)
Saúde amplia coleta de RT-PCR para diagnóstico de dengue em Cachoeiro – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

