CulturaJustiça Federal expandirá atuação no AM e MS com novas varas

Justiça Federal expandirá atuação no AM e MS com novas varas

Justiça Federal expandirá presença no interior com novas varas no Amazonas e Mato Grosso do Sul

A Justiça Federal anunciou a criação de oito novas varas federais, buscando ampliar sua atuação no interior do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (6) e abrange importantes municípios nos estados do Amazonas e de Mato Grosso do Sul.

No Amazonas, as cidades de Tefé e Humaitá serão contempladas com duas novas varas federais, sob a égide do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Esses municípios irão se beneficiar da maior proximidade com estruturas judiciais direcionadas para atender a população local com maior eficiência.

Em Mato Grosso do Sul, seis cidades receberão varas federais, aumentando o acesso à Justiça em regiões estratégica do estado. Bonito, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas e Dourados são as localidades selecionadas, e estarão vinculadas ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

A implementação das novas unidades judiciais está prevista para começar no exercício financeiro de 2026, com continuidade nos anos subsequentes, seguindo as condições estipuladas pela lei de diretrizes orçamentárias. O financiamento dessas operações será garantido pelas dotações orçamentárias próprias da Justiça Federal de primeiro grau, assegurando que a expansão ocorra de forma sustentável.

Esta expansão busca não apenas melhorar a prestação de serviços judiciários, mas também promover uma maior acessibilidade dos cidadãos à Justiça Federal. A criação destas varas deve seguir um cronograma que depende da disponibilidade de recursos e da necessidade dos serviços, incluindo a instalação de cargos efetivos e comissionados essenciais para o bom funcionamento das futuras unidades.

Lei cria varas federais para interiorização da Justiça em AM e MS

Agência Brasil

Justiça

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro homenageia educadores e escolas por resultados na educação municipal

No coração de Cachoeiro de Itapemirim, a Prefeitura homenageou,...

SINE de Anchieta disponibiliza 13 vagas de emprego; aproveite essa oportunidade!

O SINE de Anchieta está disponibilizando 13 vagas de...

IBGE: Abate de bovinos e suínos cresce no 2° trimestre de 2026, aponta pesquisa

No 2º trimestre de 2026, o setor de produção...

Inscrições para Representantes do CMPCCI em Cachoeiro são prorrogadas até 15 de outubro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Oktober Fest Cachoeiro terá tributo da banda La Família 028 ao Charlie Brown Jr.

O 1º Oktober Fest Cachoeiro promete agitar o feriadão...

Agendas cheias marcam sexta dos presidenciáveis

Na reta final antes do primeiro turno das eleições...

IPCA-15 registra 0,70% em setembro, com alta de 1,10 ponto percentual em relação a agosto.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15...

Mudanças nos locais de votação são anunciadas pela Justiça Eleitoral em Anchieta

A Justiça Eleitoral, através da 17ª Zona Eleitoral do...

Chuva intensa e risco de tempestades nas eleições deste fim de semana

Instabilidade e Chuvas em Todo o Brasil Durante o...