Ministério dos Povos Indígenas Anuncia Investimento em Saneamento para Reserva Indígena em Dourados
Dourados, MS – O Ministério dos Povos Indígenas, comandado pelo Ministro Eloy Terena, confirmou o repasse de R$ 53 milhões para a implantação de um sistema de abastecimento de água na maior reserva indígena urbana do Brasil, situada em Dourados, Mato Grosso do Sul. Este sistema beneficiará diretamente as aldeias Bororó e Jaguapiru, lar de aproximadamente 20 mil indígenas dos povos Guarani Nhandeva, Guarani Kaiowá e Terena.
Diante de um cenário de escassez hídrica que já perdura por mais de cinco anos, a situação se tornou ainda mais crítica devido a um surto recente de chikungunya, que tem afetado principalmente a população indígena local. Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento, foram registradas 1.314 confirmações de chikungunya no município, sendo 914 casos entre os indígenas.
O ministro Terena expressou a urgência da situação ao declarar que sua primeira ação no cargo foi assinar a ordem de serviço para iniciar imediatamente as obras. “Nosso acompanhamento dos desafios enfrentados pela reserva indígena de Dourados é constante e este projeto é nossa prioridade”, afirmou.
Lideranças indígenas também solicitaram a criação de um órgão governamental específico para monitoramento semanal dos fundos destinados às obras na reserva. Essa medida visa assegurar a transparência e eficácia na aplicação dos recursos, não apenas para este projeto, mas também em outras ações de combate à epidemia.
A execução do projeto ficará a cargo da Sanesul, empresa de saneamento do estado, que já movimenta os trâmites legais junto à Caixa Econômica Federal para começar as obras. Está prevista a instalação de dois super poços e a implantação de uma rede de distribuição que deve resolver definitivamente a questão do abastecimento de água para as aldeias. A previsão é que a obra seja concluída em dois anos.
Enquanto as obras dos super poços não se iniciam, as comunidades continuam sendo abastecidas por 15 poços emergenciais equipados com caixas d’água, bombas e painéis solares, uma parceria temporária com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), até que o sistema definitivo esteja operacional.
Crédito das imagens: Agência Brasil
Verba para super poço em reserva indígena está garantido, diz ministro
Meio Ambiente

