CulturaFestival no Rio celebra riqueza cultural indígena

Festival no Rio celebra riqueza cultural indígena

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro se transformará em um epicentro cultural no próximo sábado (28), com a realização do festival Motirõ – Palavras da Mata. Este evento, de entrada gratuita, busca celebrar a rica ancestralidade indígena por meio de uma programação diversificada que inclui intervenções artísticas, oficinas e debates sobre a relevância dos povos originários na literatura e na cultura.

O festival, curado pela escritora e arte-educadora Emiliana Marajoara, tem como objetivo principal ressaltar e valorizar as contribuições indígenas à sociedade contemporânea. Emiliana destaca a luta contra o esquecimento cultural: “Ainda existe um grande apagamento da produção indígena contemporânea. Quando ocupamos um espaço histórico da cidade com nossas palavras, estamos afirmando que fazemos parte dessa história”.

Entre as atrações programadas das 10h às 20h, o público poderá participar de oficinas de confecção de maracás e trabalhos artesanais usando bambu e sementes, além de atividades focadas no público infantil, como contação de histórias e pinturas corporais tradicionais. O evento também contará com a participação de figuras proeminentes como Urutau Guajajara, Daua Puri e Potyra Krikati, destacando-se como uma plataforma de expressão para várias etnias indígenas, incluindo Puri, Tupinambá, Xavante, entre outras.

O projeto é financiado pelo Edital Viva o Talento – Edição Rio Capital Mundial do Livro, parte da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Segundo dados recentes do IBGE, o Rio de Janeiro possui uma das maiores populações indígenas em contextos urbanos do Brasil, motivo pelo qual o festival se faz ainda mais relevante para a promoção do diálogo intercultural na cidade.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mariana Tokarnia.

Museu Histórico da Cidade celebra saberes indígenas no Rio de Janeiro 

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Bernardo Silva aguarda por Hansi Flick e prioriza transferência ao Barcelona!

Bernardo Silva Define Barcelona como Seu Objetivo na Próxima...

Trump alerta: “Cuba é a próxima” em discurso em Miami sobre ações.

Trump Avisa que Cuba é a Próxima da Lista...

Polícia Civil e Militar prendem homem por roubo majorado em Guaçuí

Polícia Civil e Militar prendem homem investigado por roubo...

Governo do ES registra mais de 700 prisões com tecnologia facial inovadora

Espírito Santo Registra Mais de 700 Prisões com Tecnologia...

Polícia Civil prende suspeito de tráfico durante a operação “Mustache Followers”

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Tráfico...

CRAS de Cachoeiro oferece apoio social e promove inclusão nas comunidades locais

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

João Cancelo recusa 90,6 milhões e leva seu talento de volta ao Barcelona!

João Cancelo Retorna ao Barcelona Após Decisão de Deixar...

Exposição “Patrimônios Culturais” destaca arte de alunos em Cachoeiro de Itapemirim

Foi inaugurada na última quarta-feira (25), na Sala Levino...

Bruno Fernandes indica Sandro Tonali ao Manchester United para reforçar o elenco!

Bruno Fernandes Sugere Sandro Tonali ao Manchester United Nos bastidores...