EsportesBrasil encerra Paralimpíada de Inverno com medalha e recordes históricos

Brasil encerra Paralimpíada de Inverno com medalha e recordes históricos

Participação Brasileira Marca História na Paralimpíada de Inverno de Milão-Cortina

A Paralimpíada de Inverno de Milão-Cortina chegou ao fim neste domingo (15), deixando um legado histórico para o Brasil no cenário dos esportes de inverno. A competição, que contou com a maior delegação brasileira de todos os tempos – composta por oito atletas – se destacou pela conquista de medalhas e pelo desempenho notável de seus representantes. A medalha de prata do rondoniense Cristian Ribera na prova de sprint (um quilômetro) do esqui cross-country para competidores sentados foi um marco inédito na história do país, reforçando a evolução técnica e a participação brasileira nas provas de neve.

A despedida da delegação verde-amarela ocorreu com a disputa da prova de 20 quilômetros do esqui cross-country, realizada na cidade de Tesero. Cristian Ribera, que já havia brilhado no sprint, terminou na quinta posição, registrando o tempo de 53min40s8. O mesmo desempenho notável veio da paranaense Aline Rocha, que também competiu em categoria sentada, conquistando o quinto lugar no feminino com o tempo de 1h01min30s2. Além deles, Guilherme Rocha (19º lugar, 58min49s4), Robelson Lula (22º, 1h01min07s3) e Elena Sena (14º, 1h19min04s9) também representaram o Brasil nas provas.

Cristian Ribera, ao comentar a prova, destacou as dificuldades enfrentadas: “Eu esperava um bom resultado, mas sabia que seria uma luta. Nas primeiras parciais, estava em segundo ou terceiro. Hoje cheguei mais de um minuto atrás dos mesmos atletas que venci no sprint”, revelou em depoimento ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Outras conquistas históricas incluem os sétimos lugares de Aline no biatlo paralímpico e do revezamento de esqui cross-country, que contou com a participação de Cristian, Aline e Wellington da Silva. A gaúcha Vitória Machado fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a competir em snowboard.

Representantes brasileiros na cerimônia de encerramento, Vitória e André Barbieri, competidor de snowboard, também brilharão. André, que superou um acidente antes do evento, foi escolhido como porta-bandeira.

O presidente do CPB, José Antônio Freire, afirmou: “Com resultados consistentes, presença em finais e um pódio histórico no cross-country, a participação brasileira em Milão-Cortina 2026 consolida um novo momento dos esportes de inverno paralímpicos do país.”

A próxima edição da Paralimpíada de Inverno ocorrerá nos Alpes Franceses, entre 1º e 10 de março de 2030, enquanto os Jogos de Verão estão marcados para 2028, em Los Angeles, EUA.

Brasil encerra Paralimpíada de Inverno histórica em Milão-Cortina

Fonte: Agencia Brasil.

Esportes

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil recupera celular furtado e identifica autor em ação na Serra

Polícia Civil do ES Recupera Celular Furtado em Empresa...

Anchieta oferece 62 oportunidades de emprego hoje; saiba como se inscrever!

O SINE de Anchieta abriu 62 novas vagas de...

Cachoeiro inicia cadastramento para castrações gratuitas de cães e gatos até dia 20

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Manchester City desafia o Real Madrid na corrida pela contratação de Enzo Fernández!

Real Madrid e Manchester City na Disputa por Enzo...

Polícia Civil prende homem por cárcere e ameaças a namorada e filho em ES

Homem é preso por cárcere privado e ameaça a...

Vagas de Auxiliar Industrial: Seleção em Marataízes nesta quarta-feira

Marataízes Oferece Vagas para Auxiliar Industrial com Início Imediato A...

Copom discute juros hoje sob pressão da guerra e preço do petróleo

Comitê de Política Monetária se Reúne em Meio à...

Polícia Civil do ES deflagra operação contra guardas municipais por crimes graves

Polícia Civil deflagra operação contra guardas municipais na Serra A...

Cinco clubes garantem vaga na quinta fase da Copa do Brasil 2026

Fortaleza, Ceará, Operário, Athletic e Paysandu Avançam na Copa...