InternacionalEuropa alinha-se a EUA e Israel na guerra contra o Irã; Espanha...

Europa alinha-se a EUA e Israel na guerra contra o Irã; Espanha dissente

Europa Divide Opiniões em Relação ao Conflito no Irã: Apoios e Críticas

Na atualidade, os desdobramentos da guerra entre Israel, os Estados Unidos e o Irã têm gerado reações diversas entre os países europeus. Exceto a Espanha, que se destacou por suas críticas contundentes às ações dos EUA e de Israel, nação que se posiciona contrária à guerra, a maioria das potências europeias, como Reino Unido, França e Alemanha, têm demonstrado apoio ao que chamam de esforços para uma “mudança de regime” em Teerã. Embora essas nações não tenham formalmente condenado os ataques aéreos contra o Irã, elas tentam justificar as ações de Washington e Tel Aviv, atribuindo ao regime iraniano a responsabilidade pela situação atual. Essa dinâmica levanta questões sobre o papel da Europa no cenário internacional e sua adesão às normas do direito internacional.

Em uma carta conjunta, Reino Unido, França e Alemanha exigiram que o Irã cessasse seus “ataques imprudentes” e indicaram que tomariam “ações defensivas” para neutralizar a capacidade do país de lançar ofensivas com mísseis e drones. Ao mesmo tempo, o Reino Unido não apenas se absteve de condenar as agressões contra o Irã, mas também criticou as retaliações iranianas a bases americanas na região. Londres, ainda, está fornecendo suporte logístico para os EUA a partir de suas bases militares locais.

Por sua vez, a França recebeu críticas por anunciar que aumentará seu estoque de armas nucleares ao mesmo tempo em que condena o programa nuclear iraniano, alegando que ele se destina a fins pacíficos. A situação se complica ainda mais com a ajuda da Alemanha, que não hesita em alinhar-se aos objetivos de Washington e Tel Aviv para derrubar o governo iraniano, ao passo que se coloca para contribuir com a “recuperação econômica do Irã”.

Essa postura europeia, com exceção da Espanha, foi considerada preocupante por especialistas em relações internacionais. O historiador Francisco Carlos Teixeira da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), argumentou que a Europa tomou uma posição clara a favor dos EUA e de Israel, o que enfraquece as normas do direito internacional, que deveriam reger tais conflitos. “A Europa está se alinhando a uma prática que ignora negociações diplomáticas e ignora a legalidade internacional”, comentou Teixeira.

A resposta do Irã a essa mobilização foi clara: a Guarda Revolucionária alertou que embarcações dos EUA, Israel e nações europeias não deverão cruzar o Estreito de Ormuz, vital para o comércio global de petróleo.

Posições Divergentes na Europa

Na arena política europeia, a Espanha se destacou ao criticar não apenas a guerra, mas também o apoio de seus parceiros a um conflito que, segundo o primeiro-ministro Pedro Sánchez, poderia resultar em sérias consequências, como maior terrorismo e crises migratórias. Em contraste, os governos de Portugal e Itália adotaram uma postura de apoio logístico aos Estados Unidos. Portugal autorizou a utilização de suas bases nos Açores pelos EUA, enquanto a Itália se ofereceu para apoiar a defesa dos países do Golfo, sem condenar diretamente as ações dos Estados Unidos e de Israel.

Essas diversas posturas revelam um complexo jogo de alianças e interesses no cenário internacional, onde a Europa se vê dividida entre sua posição histórica de defesa do direito internacional e as exigências geopolíticas de um mundo em constante transformação.

Europa apoia guerra dos EUA e Israel contra Irã; Espanha diverge

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Homem é preso em Serra por homicídio após mandado da Justiça em Viana

Polícia Civil do Espírito Santo realiza prisão por homicídio...

Cachoeiro promove programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura...

Atlético de Madrid mira Kang-in Lee como substituto ideal para Griezmann!

O Atlético de Madrid está à beira de uma...

Polícia Civil prendeu homem de 46 anos por estupro de vulnerável em Aracruz

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Estupro de...

TVE lança série capixaba ‘OOPA! Olha o Passarinho!’ para crianças

Série 'OOPA! Olha o Passarinho!' Estreia na TVE com...

Cachoeiro promove 1º Festival do Rei em homenagem aos 85 anos de Roberto Carlos

Cachoeiro de Itapemirim se prepara para celebrar os 85...

Andrey Santos: Chelsea e Manchester United em disputa acirrada na próxima janela!

Andrey Santos sob o olhar do Manchester United: Possível...

SUS adota novo tratamento pediátrico contra malária

O Ministério da Saúde anunciou uma nova etapa na...