CulturaSTF garante que irmãos Toffoli não precisam depor em CPI

STF garante que irmãos Toffoli não precisam depor em CPI

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (26) isentar os irmãos de Dias Toffoli, José Eugênio e José Carlos, de comparecer à CPI do Crime Organizado no Senado sobre transações suspeitas. A empresa Maridt Participações, ligada aos Toffoli, é investigada por suposta ligação com lavagem de dinheiro utilizando um fundo de investimentos do Banco Master.

Após convocação feita pela Comissão Parlamentar de Inquérito ontem (25), a defesa dos irmãos Dias Toffoli entrou com um pedido que acabou atendido por Mendonça. O ministro argumentou que, sendo investigados, José Eugênio e José Carlos teriam o direito de escolher não produzir prova contra si mesmos, o que inclui o direito de não comparecer à CPI.

A decisão foi embasada em jurisprudências anteriores do STF sobre o direito do investigado à não autoincriminação, que contempla também a opção de não participar de depoimentos perante o Congresso, como ressaltou o ministro André Mendonça em sua decisão.

O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), havia levantado suspeitas sobre a atuação da Maridt Participações. Segundo Vieira, a empresa poderia estar funcionando como uma fachada para operações de lavagem de dinheiro. No entanto, com a nova decisão do STF, os irmãos de Toffoli não precisarão prestar depoimento sobre essas alegações.

A defesa dos irmãos Toffoli argumentou que a presença deles na CPI, onde são tratados como investigados, poderia sujeitá-los a riscos de responsabilização penal, destacando a importância de sua proteção jurídica. A decisão do ministro Mendonça reflete essa preocupação, garantindo aos investigados o direito de não participar dos procedimentos que poderiam incriminá-los.

Irmãos de Toffoli não são obrigados a depor em CPI, decide Mendonça

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Helder Salomão revela falta de estratégia para segundo turno das eleições estaduais

O deputado federal Helder Salomão (PT), que obteve o...

Casagrande e Evair garantem vagas no Senado em disputa acirrada por 10 mil votos

Renato Casagrande (PSB) e Evair de Melo (Republicanos) foram...

Paraná enfrenta apagões em 94 cidades, mas eleições prosseguem

As fortes chuvas que acometem o Paraná afetaram a...

Brasil participa novamente da Copa do Mundo sub-17 feminina em 2023

Seleção Brasileira Feminina Sub-17 é Convocada para a Copa...

Quase 3 milhões de capixabas votam em eleição tranquila com poucas ocorrências

Quase três milhões de capixabas estão aptos a participar...

Chuva afeta eleição; Paraná em alerta vermelho por tempestades

Alerta Geral: Chuva e Tempestades Atraem Atenção na Eleição...

Encontro em Cachoeiro valoriza experiências e trajetórias das pessoas idosas

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Cachoeiro oferece transporte coletivo gratuito durante as Eleições de 2026

Os eleitores de Cachoeiro de Itapemirim contarão com transporte...

Ministro do TSE reforça voto como direito essencial no Brasil

Na véspera do primeiro turno das eleições brasileiras, o...