Polícia Civil do ES deflagra operações contra o tráfico de drogas em Marilândia e Colatina
Na última quinta-feira (12), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Colatina e da Delegacia de Polícia (DP) de Marilândia, em colaboração com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e a Guarda Municipal de Marilândia (GMM), lançou as operações “Herodes” e “Eirene”. As ações tiveram como foco o combate ao tráfico de drogas e resultaram na execução de quatro mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão.
As investigações são desdobramentos da “Operação 40 Graus”, que ocorreu entre novembro e dezembro de 2022 em Marilândia. Segundo o delegado Leonardo Lintz, responsável pela DP de Marilândia, a operação “Herodes” culminou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária, mirando indivíduos envolvidos no tráfico de drogas que abasteciam o município de Marilândia a partir de Colatina.
Simultaneamente, a “Operação Eirene” focou na execução de 12 mandados de busca e apreensão em Marilândia, visando indivíduos que iniciaram atividades no tráfico após as prisões da “Operação 40 Graus”, além de outros suspeitos já conhecidos por envolvimento com a traficância.
Delegado Lintz mencionou que a crescente rivalidade no controle do tráfico de drogas na região levou a episódios de disparos de arma de fogo no centro da cidade nos últimos meses. A operação desta quinta-feira contou com a participação da PM atuante nas cidades de Colatina e Marilândia, além do apoio da Guarda Municipal de Colatina e da aeronave do Notaer.
Os primeiros levantamentos sobre os materiais apreendidos indicam cerca de quatro quilos de drogas, balanças de precisão, munições e múltiplos aparelhos celulares. O delegado reforçou o compromisso da PCES no enfrentamento ao tráfico: “Estamos trabalhando com afinco e não daremos paz àqueles que se aventurarem no tráfico”.
O titular da 15ª Delegacia Regional, delegado Leonardo Ávila, destacou a importância das operações, enfatizando a demonstração de força do Estado no combate à criminalidade e a união dos órgãos de Segurança Pública.
O superintendente de Polícia Regional Noroeste, delegado Rafael da Rocha Correa, ressaltou que o combate ao tráfico de drogas requer uma atuação articulada de todas as esferas da segurança. “A PCES está trabalhando diuturnamente para trazer a tranquilidade que a sociedade capixaba merece”, concluiu.
O comandante da Força Tática do 8º Batalhão da PMES, tenente Tresman, elogiou a colaboração entre os órgãos de segurança. Por fim, o secretário de Segurança municipal de Colatina, major Balbino, declarou que a Guarda Civil Municipal está sempre pronta para atuar em conjunto com a PMES e a PCES, destacando o investimento na capacitação dos agentes para uma sociedade mais segura.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Polícia Civil e Militar realizam operações contra tráfico de drogas em Colatina e Marilândia, cumprindo 4 prisões e 18 mandados.
Fonte: Polícia Civil-ES.

