CulturaSUS adota insulina glargina para melhorar tratamento de diabetes

SUS adota insulina glargina para melhorar tratamento de diabetes

O Ministério da Saúde anunciou o início da transição para o uso da insulina análoga de ação prolongada, glargina, no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa mudança, que começa como um projeto-piloto nos estados do Amapá, Paraná, Paraíba e no Distrito Federal, visa beneficiar inicialmente mais de 50 mil crianças, adolescentes e idosos diabéticos. A glargina, que promove controle glicêmico por até 24 horas com uma única aplicação diária, representa um “avanço histórico” segundo a pasta, pela melhoria na qualidade de vida dos pacientes.

O projeto piloto tem como foco indivíduos especialmente vulneráveis, incluindo crianças e adolescentes até 17 anos com diabetes tipo 1 e idosos acima de 80 anos com diabetes tipo 1 ou 2. A escolha desses grupos visa maximizar o impacto positivo do tratamento com um medicamento de última geração, que facilita a administração e melhora a aderência ao tratamento.

A implementação da insulina glargina é resultado de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o laboratório Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Biomm, empresa brasileira de biotecnologia, e a companhia chinesa Gan & Lee. Essa colaboração já resultou na entrega de mais de 6 milhões de unidades da insulina em 2025, com previsão de aumentar a produção para até 36 milhões de tubetes até o final de 2026, totalizando um investimento de R$ 131 milhões.

Os profissionais de saúde nos estados selecionados estão recebendo treinamentos específicos para o manejo da nova insulina, garantindo que a transição seja segura e eficaz. Após os primeiros meses, o Ministério da Saúde avaliará os resultados para estabelecer um cronograma de expansão do uso da glargina para todo o país.

Com esse avanço, o SUS se alinha às melhores práticas internacionais ao proporcionar um tratamento que, apesar de custar até R$ 250 para dois meses no mercado privado, será oferecido gratuitamente, assegurando maior acessibilidade aos pacientes brasileiros diante da escassez global deste insumo essencial.

SUS inicia transição de insulina humana para a de ação prolongada

Agência Brasil

Saúde

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro recebe o 1º Coffee, Wine & Beer com atrações para toda a família

O feriado prolongado de outubro traz uma nova alternativa...

Marataízes comemora chegada do sinal digital da TV Educativa

TVE-ES: A Nova Opção de Entretenimento e Informação para...

SP celebra 90 anos de Tom Zé com exposição interativa

A Caixa Cultural de São Paulo presta uma homenagem...

Marataízes cria Gabinete de Crise para enfrentar super El Niño

Marataízes se prepara para os efeitos do El Niño...

SINE de Anchieta abre 32 novas vagas de emprego; confira como se inscrever!

O Sine de Anchieta está oferecendo 32 vagas de...

Procon de Cachoeiro leva educação sobre consumo infantil ao Pacotuba Kids

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo o...

Espanha convoca greve geral em meio a eleições antecipadas

Greve Geral por Crise Habitacional é Convocada na Espanha...

Prefeitura de Anchieta assina Ordem de Serviço para nova casa popular nesta quinta-feira

A Prefeitura de Anchieta dará um passo significativo em...

70% dos parlamentares são contra a agenda ambiental

Convergência Ambiental em Declínio nas Eleições de 2027 A nova...