O Ministério da Saúde anunciou o início da transição para o uso da insulina análoga de ação prolongada, glargina, no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa mudança, que começa como um projeto-piloto nos estados do Amapá, Paraná, Paraíba e no Distrito Federal, visa beneficiar inicialmente mais de 50 mil crianças, adolescentes e idosos diabéticos. A glargina, que promove controle glicêmico por até 24 horas com uma única aplicação diária, representa um “avanço histórico” segundo a pasta, pela melhoria na qualidade de vida dos pacientes.
O projeto piloto tem como foco indivíduos especialmente vulneráveis, incluindo crianças e adolescentes até 17 anos com diabetes tipo 1 e idosos acima de 80 anos com diabetes tipo 1 ou 2. A escolha desses grupos visa maximizar o impacto positivo do tratamento com um medicamento de última geração, que facilita a administração e melhora a aderência ao tratamento.
A implementação da insulina glargina é resultado de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o laboratório Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Biomm, empresa brasileira de biotecnologia, e a companhia chinesa Gan & Lee. Essa colaboração já resultou na entrega de mais de 6 milhões de unidades da insulina em 2025, com previsão de aumentar a produção para até 36 milhões de tubetes até o final de 2026, totalizando um investimento de R$ 131 milhões.
Os profissionais de saúde nos estados selecionados estão recebendo treinamentos específicos para o manejo da nova insulina, garantindo que a transição seja segura e eficaz. Após os primeiros meses, o Ministério da Saúde avaliará os resultados para estabelecer um cronograma de expansão do uso da glargina para todo o país.
Com esse avanço, o SUS se alinha às melhores práticas internacionais ao proporcionar um tratamento que, apesar de custar até R$ 250 para dois meses no mercado privado, será oferecido gratuitamente, assegurando maior acessibilidade aos pacientes brasileiros diante da escassez global deste insumo essencial.
SUS inicia transição de insulina humana para a de ação prolongada
Saúde

