Brasil e China: Isenção de Vistos para Cidadãos Chineses é Anunciada por Lula
Na noite de quinta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma importante medida que visa estreitar laços entre Brasil e China. Em conversação telefônica com o presidente chinês, Xi Jinping, Lula revelou a decisão de isentar determinadas categorias de vistos de curta duração para cidadãos chineses que desejam visitar o Brasil. Essa ação é em resposta à política de isenção de vistos adotada por Pequim em relação aos brasileiros desde 1º de junho de 2025, que inicialmente tinha validade de um ano e foi estendida até o final de 2026. Com mais de 45 países, incluindo nações sul-americanas como Argentina, Chile, Peru e Uruguai, a medida se alinha ao objetivo de facilitar o intercâmbio de pessoas e promover uma maior cooperação entre a China e a América Latina.
Em nota oficial divulgada na manhã desta sexta-feira (23), o Palácio do Planalto esclareceu que a decisão de isenção de vistos integra um esforço mais amplo para expansão da colaboração nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, conhecidas como “fronteira do conhecimento”. Lula e Xi discutiram também estratégias para fortalecer as relações bilaterais, que se intensificaram depois da visita de Xi ao Brasil em novembro de 2024. Na ocasião, foi anunciada a criação da Comunidade de Futuro Compartilhado Brasil-China, com foco em um desenvolvimento mais justo e sustentável.
O telefonema, que durou aproximadamente 45 minutos, também abordou questões sobre o contexto global, no qual Lula enfatizou a importância do Brasil e da China na defesa do multilateralismo e do livre comércio. De acordo com o comunicado da presidência brasileira, ambos os líderes reafirmaram seu compromisso em fortalecer o papel de organismos internacionais, como as Nações Unidas, na promoção da paz e estabilidade mundial.
A agência de notícias estatal da China, Xinhua, relatou que Xi destacou a importância de Brasil e China trabalharem juntos em prol dos interesses do Sul Global, diante de um cenário internacional turbulento. Por fim, ele reiterou que a China mantém um compromisso de longa data com países da América Latina e do Caribe, buscando avançar juntos na construção de uma comunidade com futuro compartilhado.
Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

