23 de janeiro de 2026
Governo ESGoverno do ES proíbe utensílios e garrafas de vidro em Unidades de...

Governo do ES proíbe utensílios e garrafas de vidro em Unidades de Conservação

Iema Proíbe Utensílios e Garrafas de Vidro nas Unidades de Conservação Estaduais

A partir desta quarta-feira, 21 de setembro, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) implementa a proibição da entrada de utensílios e garrafas de vidro nas Unidades de Conservação estaduais. A iniciativa visa garantir a segurança dos visitantes, prevenir acidentes, reduzir riscos de incêndios e proteger a fauna local.

Estudos demonstram que, em períodos de baixa umidade e vegetação seca, fragmentos de vidro podem atuar como condutores da luz solar, gerando calor suficiente para o início de focos de incêndio. Além do perigo de incêndios, a presença de cacos de vidro no solo representa uma ameaça significativa à biodiversidade. Animais silvestres podem sofrer ferimentos graves ao entrarem em contato com esses materiais.

Outro aspecto a ser considerado na justificativa da proibição é a segurança dos visitantes. Trilhas e áreas de banho, frequentemente utilizadas pelos frequentadores das Unidades de Conservação, são locais onde a remoção de microfragmentos de vidro é extremamente desafiadora. O diretor-presidente do Iema, Mário Louzada, enfatiza a importância dessa medida, afirmando: “Pedimos a colaboração de todos para que respeitem a proibição do uso de vidro nas Unidades de Conservação. Essa ação é fundamental para proteger a biodiversidade e garantir a segurança de todos.”

A decisão é mais uma ação do Iema para promover a preservação ambiental e assegurar um ambiente seguro para os visitantes. Para mais informações, a Assessoria de Comunicação do Iema está disponível através dos seguintes contatos:

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio no bairro São José, em Vitória

Homicídio no Bairro São José: Polícia Civil Finaliza Inquérito...

O futuro de Vinicius Júnior: R$ 6 bilhões em jogo entre Real Madrid e Al-Ahli

Vinicius Júnior pode ser o centro de uma transferência...

Governo do ES registra crescimento significativo no transporte aéreo estadual

Crescimento Acelerado do Transporte Aéreo no Espírito Santo nos...

Ex-vereador Léo Camargo participa de marcha de Nikolas Ferreira em Brasília

Léo Camargo, ex-vereador de Cachoeiro de Itapemirim e atualmente...

Anchieta observa crescimento no uso de veículos elétricos compartilhados

Anchieta se destaca como um exemplo de inovação e...

Morre Ronan Tyezer, técnico do Águia de Marabá, após acidente trágico

Luto no Futebol Paraense: Morre Ronan Tyezer, Técnico do...

Polícia Civil do ES captura casal por fraude em registros de CAC e venda ilegal de armas

Polícia Civil do ES Prende Casal Suspeito de Fraude...

Real Madrid pode investir R$ 124 milhões para trazer Rúben Neves do Al-Hilal!

Real Madrid mira Rúben Neves em janela de transferências O...

Fies 2026: inscrições abertas de 3 a 6 de fevereiro para vagas gratuitas

Inscrições para o Fies 2026: oportunidade de financiamento para...