InternacionalVistos dos EUA suspensos, mas entrada de turistas permanece livre

Vistos dos EUA suspensos, mas entrada de turistas permanece livre

Departamento de Estado dos EUA Suspende Vistos para 75 Países, Incluindo o Brasil

O governo dos Estados Unidos confirmou a suspensão, por tempo indeterminado, da emissão de vistos de imigração para 75 países, entre os quais está incluído o Brasil. A medida, que entrará em vigor a partir do dia 21 de janeiro, não afetará os vistos destinados ao turismo. A informação é da Agência Reuters, que detalha que países como Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iémen e Tailândia também são afetados. O porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, afirmou que a decisão visa impedir que imigrantes venham a se tornar um “encargo público” para os Estados Unidos, explorando a generosidade do povo americano.

Pigott salientou que o processamento de vistos de imigração para essas nações será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia seus procedimentos de imigração. O objetivo é evitar a entrada de estrangeiros que possam receber assistência social e benefícios públicos. A decisão segue um cenário tenso em meio a uma onda de protestos nos Estados Unidos, com destaque para os episódios ocorridos em Minnesota, onde a morte da estadunidense Renee Nicole Good pelas mãos de policiais da imigração suscitou manifestações em mais de mil localidades.

Até o momento, o Itamaraty, órgão responsável pelas relações exteriores do Brasil, não se manifestou sobre a questão. A Agência Brasil também contatou a Embaixada dos EUA em Brasília, e aguarda um retorno. A medida do Departamento de Estado ocorre em um contexto de endurecimento da política migratória do presidente Donald Trump, que tem priorizado a fiscalização da imigração. Desde que assumiu o cargo no ano passado, mais de 100.000 vistos foram revogados, marcando uma tendência de repressão às questões imigratórias no país.

A questão suscitou um acirramento no debate sobre imigração nos Estados Unidos, especialmente com Trump apontando a fraude em sistemas de benefícios sociais como uma das justificativas para a defesa de suas políticas mais rígidas em relação aos imigrantes.

Com informações da Reuters.

Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Caminhada Verde em Marataízes comemora a Primeira Infância com união

Caminhada Verde: Uma Celebração da Primeira Infância em Marataízes No...

Piúma alcança maior nota no IDEB e faz história na educação municipal.

Piúma faz história: educação municipal conquista maior nota já...

Pavimentação avança em Mãe-Bá, garantindo melhor mobilidade em Anchieta

A Prefeitura de Anchieta está progredindo nas obras de...

Prefeito de Marataízes comanda evento do Tribunal de Contas do ES

Prefeito Toninho Participa de Evento no TCE-ES para Orientação...

Volume de serviços mantém estabilidade de 0,0% em junho de 2026 no Brasil

Volume de Serviços no Brasil se Mantém Estável em...

Marataízes conquista 7ª posição em qualidade de vida no ES

Marataízes se Destaca no Índice de Progresso Social do...

Enfermagem em Marataízes: Capacitação em Ressuscitação Cardiopulmonar

Curso de Ressuscitação Cardiopulmonar é Realizado em Marataízes Na última...

Mutirão Marataízes em Ação leva serviços essenciais a Brejo dos Patos

Marataízes em Ação: Mutirão de Serviços Chega a Imburi...

Surf e Música Agitam a Praia da Maria Neném em Piúma Neste Fim de Semana

Campeonato de Surf Piúma agita a Praia da Maria...