Operação Conjunta entre Venezuela e EUA Recupera Navio Petroleiro
Em uma operação conjunta notável, o governo da Venezuela, em colaboração com os Estados Unidos, conseguiu recuperar o navio petroleiro Minerva, que havia saído ilegalmente do território venezuelano. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (9) pela Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA), que revelou a ausência de pagamento ou autorização para a partida da embarcação.
Segundo a estatal, “o navio já está a caminho de retorno às águas venezuelanas para sua segurança e tratativas adequadas.” O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a operação em suas redes sociais, mencionando que a ação foi realizada em coordenação com as “autoridades interinas” da Venezuela e que o petróleo do navio será comercializado conforme estabelecido no Grande Acordo Energético.
Além da operação marítima, houve progresso no âmbito diplomático. O mesmo dia viu avanços significativos na discussão para a abertura de embaixadas dos Estados Unidos na Venezuela, liderados pela presidente interina Delcy Rodríguez, que também condenou fortemente a recente intervenção armada americana, que resultou na prisão do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores, há uma semana.
Rodríguez expressou que a resposta da Venezuela às ações norte-americanas será sempre pautada pela diplomacia, com o objetivo de “defender a estabilidade e soberania nacional”. Ela reiterou o compromisso do governo interino em utilizar a diplomacia pacífica para proteger o povo, garantir a liberdade de Maduro e Flores e assegurar a estabilidade do país.
Esta colaboração entre Venezuela e Estados Unidos marca um momento importante nas relações bilaterais entre os dois países, indicando potencial para negociações pacíficas e resolutivas no futuro.
Venezuela anuncia retorno de navio petroleiro em operação com EUA
Internacional

