Lula e Sánchez Debatem Acordo Mercosul-União Europeia e Situação da Venezuela
Na última sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma conversa telefônica com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, durante a qual ambos abordaram temas cruciais nas relações bilaterais e na política internacional. Entre os principais tópicos discutidos, o presidente Lula expressou seu agradecimento a Sánchez pelo esforço em aprovar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, um passo que ambos esperam gerar benefícios concretos para as populações de ambos os blocos econômicos. “Reiterei a expectativa de que o acordo gere benefícios concretos para as pessoas nos dois blocos. Destaquei, ainda, que a aprovação é um sinal muito positivo em defesa do multilateralismo e de regras comerciais previsíveis e estáveis para as duas regiões”, destacou Lula em suas redes sociais.
Além das questões comerciais, o diálogo também abordou a situação da Venezuela, especialmente após o sequestro do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. Lula e Sánchez enfatizaram a importância da declaração conjunta divulgada com outros líderes latino-americanos, que rejeita a divisão do mundo em zonas de influência e a utilização da força nas relações internacionais, sem respaldo na Carta da ONU. “Saudamos o anúncio da liberação de presos venezuelanos e estrangeiros, dentre eles quatro espanhóis, feito ontem em Caracas pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela”, acrescentou Lula.
A conversa também resultou em um consenso sobre a necessidade de realizar, nos próximos meses, uma nova edição do fórum “Em Defesa da Democracia – Combatendo os Extremismos” na Espanha, dando continuidade às reuniões anteriores já realizadas em Santiago e Nova York. Com isso, Brasil e Espanha reafirmam seu compromisso com a promoção da democracia e a cooperação entre as nações.
As informações foram publicadas no site oficial do Governo Federal do Brasil.

Lula agradece a Sánchez por apoio sobre acordo com UE
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

