CulturaEmbargo dos EUA na Venezuela gera reação e alerta na ONU

Embargo dos EUA na Venezuela gera reação e alerta na ONU

O Governo do Brasil condenou veementemente as recentes ações dos Estados Unidos na Venezuela, incluindo o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, ocorridos no último sábado. Em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU nesta segunda-feira, o embaixador brasileiro, Sérgio França Danese, destacou que tais ações colocam em risco a paz em toda a América do Sul.

Segundo Danese, a história sul-americana já foi marcada por intervenções que resultaram em regimes autoritários e violações de direitos humanos, um passado que a região se esforça para não reviver. Ele reforçou que “O recurso à força evoca capítulos sombrios da histótia e compromete a manutenção da América do Sul como uma zona de paz”.

O posicionamento do Brasil no encontro foi de que os atos dos Estados Unidos violam princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas que proíbem a utilização da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer estado. “Estas normativas são claras e não proporcionam exceções que justifiquem alterações em governos através da força ou exploração de recursos”, afirmou o diplomata brasileiro.

Além do Brasil, outros países da América Latina como Colômbia e Cuba também manifestaram desaprovação às ações norte-americanas, citando violações ao direito internacional e possíveis consequências desastrosas para a humanidade e estabilidade regional. A embaixadora colombiana Leonor Zalabata Torres e o diplomata cubano Ernesto Soberón Guzmán expressaram preocupações similares, destacando os efeitos humanitários e o risco de instabilidade.

Em contrapartida, a Argentina foi um dos poucos países a apoiar a ação militar dos EUA, com o embaixador Francisco Fabián Tropepi destacando a operação como um avanço significativo na luta contra o narcoterrorismo e uma chance para o restabelecimento da democracia na Venezuela. Tropepi relembrou eventos recentes como a concessão de asilo a líderes da oposição venezuelana e a firme postura de seu país no contexto internacional.

Esse complexo cenário internacional continua a reverberar pelas instâncias diplomáticas, confirmado pelos intensos debates e posicionamentos expressos na recente reunião do Conselho de Segurança da ONU. Agora, o mundo observa atentamente os próximos capítulos dessa situação crítica na Venezuela e suas repercussões globais. Imagens relacionadas a esta matéria podem ser encontradas na Agência Brasil, créditos à EBC.Em uma manifestação marcada por tensões diplomáticas e preocupações regionais, o governo brasileiro expressou severa condenação à recente ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, incluindo o sequestro do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, ocorrido no último sábado. O evento foi discutido numa reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU, realizada nesta segunda-feira, onde o embaixador brasileiro Sérgio França Danese destacou os riscos dessa intervenção para a estabilidade da América do Sul.

O diplomata enfatizou a importância de preservar a região como uma zona de paz, lembrando das consequências históricas das intervenções armadas que levaram a regimes autoritários e violações de direitos humanos na América Latina. Danese reiterou o compromisso do Brasil com a paz e a não intervenção, criticando a violação das normas internacionais que proíbem o uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado, conforme estabelecido pela Carta da ONU.

Segundo o representante do Brasil, a autodeterminação da Venezuela deve ser decidida pelo seu povo, através do diálogo e sem interferências externas, respeitando o direito internacional. Danese também refutou a ideia de que os fins justificam os meios, uma postura que rejeita as intenções de configurar um governo alinhado com interesses externos.

Outros países da região, como Colômbia e Cuba, também condenaram as ações dos Estados Unidos, expressando preocupações semelhantes. A embaixadora colombiana Leonor Zalabata Torres falou sobre os riscos dessas ações para a estabilidade regional e os efeitos humanitários devastadores que podem transcender as fronteiras venezuelanas. Ernesto Soberón Guzmán, diplomata cubano, acusou os EUA de buscar o controle dos recursos naturais venezuelanos e repudiou as acusações de atividades secretas cubanas na Venezuela.

Por outro lado, a Argentina se destacou ao defender a ação militar americana. O embaixador argentino na ONU, Francisco Fabián Tropepi, classificou o sequestro de Maduro como um passo decisivo no combate ao narcoterrorismo e uma oportunidade para a recuperação da democracia na Venezuela. Tropepi também mencionou ações do governo argentino em apoio à oposição venezuelana, reafirmando o compromisso de seu país com a denúncia da situação na Venezuela em foros internacionais.

As opiniões divergentes entre os países sul-americanos refletem a complexidade e a gravidade dos desafios enfrentados pela região, que continuará a ser um ponto focal nas discussões globais sobre intervenções militares, soberania e direitos humanos. Imagens relacionadas à essa cobertura podem ser encontradas através da Agência Brasil, com créditos atribuídos à EBC.

Ação dos EUA na Venezuela ameaça paz na América do Sul, diz embaixador

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro promove Encontro de Agricultura Familiar e Saber Agroecológico em Jacu

A comunidade de Jacu, em Cachoeiro de Itapemirim, foi...

Cachoeiro realiza ações de prevenção e atendimento à violência contra a mulher

Nesta quarta-feira (21), a cidade de Cachoeiro de Itapemirim...

Anchieta realiza evento na Praia Central para prevenção e diagnóstico de câncer

No dia 31 de outubro, a Praia Central de...

Flamengo vence Fluminense e avança às semifinais da Copa Feminina

Flamengo Avança às Semifinais da Copa do Brasil Feminina...

EUA sediarão 1ª Copa do Mundo de Clubes Feminina em 2028

Estados Unidos sediarão a primeira Copa do Mundo de...

Cachoeiro inaugura nova sede da 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil no Independência

Começou a operação da 7ª Delegacia Regional da Polícia...

Anchieta certifica 161 moradores em cursos de qualificação profissional com SENAR

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...

Superávit no Orçamento de 2027 permanece, afirma ministro Durigan

Ministro da Fazenda Mantém Previsão de Superávit Primário para...

Marataízes se destaca na etapa estadual do Agrinho 2026 e comemora vitórias

Marataízes Brilha na Cerimônia de Encerramento do Programa Agrinho...