Programa Elas no Campo e na Pesca: Um Marco no Empreendedorismo Feminino em 2025
O ano de 2025 representou um avanço significativo no fortalecimento e expansão do Programa Elas no Campo e na Pesca, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo que visa promover o empreendedorismo feminino, tanto nas áreas rurais quanto na atividade pesqueira. Em parceria com o Sebrae, por meio do projeto Delas, o Programa realizou seis capacitações com a participação de 86 mulheres em diversos municípios, incluindo São José do Calçado, Mimoso do Sul, Vitória, Jerônimo Monteiro e Itapemirim.
Os temas abordados nas capacitações foram diversos e contemplaram áreas como vendas, marketing, empreendedorismo, construção de marca pessoal, formação de preço e inteligência emocional. Esses conteúdos foram cuidadosamente elaborados com o objetivo de apoiar a profissionalização, autonomia e competitividade das participantes, permitindo um incremento na sustentabilidade de suas atividades.
Além das capacitações, o programa também ampliou o protagonismo feminino ao levar representantes de diferentes cadeias produtivas a cinco feiras estaduais. Os eventos, que visaram a comercialização e a visibilidade dos produtos capixabas, incluíram a Feira Sabores da Terra, ESX, Feira Estadual da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (FEAFES), Coffees e o Festival Internacional do Café Conilon. Neste contexto, mulheres atuando nas áreas de cacau, café, pecuária, reforma agrária, além de representantes de comunidades indígenas e quilombolas, destacaram a inclusividade e riqueza da iniciativa.
Projeto Mulheres do Café
No escopo do Programa Elas no Campo e na Pesca, o projeto Mulheres do Café também avançou de forma significativa em 2025. Coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e com apoio da Secretaria da Agricultura (Seag) e da Fapes, por meio do Programa Inovagro, o projeto tem duração prevista de três anos, com um investimento de R$ 836,7 mil. Seu objetivo é agregar valor à produção cafeeira e ampliar o reconhecimento do trabalho das mulheres na cafeicultura capixaba, promovendo equidade de oportunidades e qualificação técnica.
Somando as ações do Elas no Campo e Mulheres do Café, o ano de 2025 encerrou com a significativa marca de 1.633 mulheres atendidas, através da realização de 67 atividades, que englobaram 33 capacitações, nove feiras, 10 Dias Especiais, um Dia de Campo, 10 palestras, uma excursão e um podcast. Essas iniciativas consolidaram o programa como uma das frentes mais importantes de apoio ao empreendedorismo feminino no meio rural do Estado.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, os resultados obtidos refletem o compromisso do governo estadual com a valorização das mulheres que desempenham um papel fundamental na produção rural capixaba. “O Programa Elas no Campo e na Pesca tem mostrado que investir na formação e no protagonismo feminino é promover desenvolvimento sustentável. Cada capacitação e cada espaço de comercialização conquistado representam mais autonomia, renda e reconhecimento para essas mulheres que fazem a agricultura e a pesca avançarem no Espírito Santo”, destacou.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com
Ações como estas reafirmam a importância do fortalecimento do empreendedorismo feminino, destacando o papel essencial das mulheres na construção de uma economia rural mais robusta e inclusiva no Espírito Santo.
Fonte: Governo ES

