22 de dezembro de 2025
CulturaProjetos de longa duração elevam consciência ambiental em 20%

Projetos de longa duração elevam consciência ambiental em 20%

Um novo estudo revelou que projetos de conservação marinha de longa duração têm elevado em até 20% a conscientização ambiental das comunidades costeiras no Brasil. A pesquisa, conduzida pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em colaboração com a Rede Biomar, analisou a percepção ambiental de 1.803 indivíduos de regiões litorâneas, comparando grupos familiarizados com os projetos de conservação e um grupo controle sem essa interação.

Os projetos da Rede Biomar, que incluem iniciativas destacadas como Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, mostraram um impacto significativo na maneira como as pessoas percebem e interagem com o meio marinho. Nas áreas de atuação desses projetos, a percepção da importância do oceano para a vida quotidiana e a disposição para engajar em ações de conservação são marcadamente superiores.

Tatiana Neves, fundadora do Projeto Albatroz, destacou a importância desse levantamento para o planejamento estratégico da organização alinhado à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, que se estenderá até 2030. Segundo ela, os resultados não apenas demonstram a eficácia das atuais estratégias, mas também orientarão futuras ações para ampliar a consciência ambiental e a participação comunitária na conservação marinha.

Entre os dados coletados, observa-se que 87% dos entrevistados com conhecimento dos projetos sentem-se motivados a contribuir para a conservação marinha, comparado a apenas 13% do grupo controle. Além disso, 82% dos informados sobre os projetos expressaram disposição para alterar hábitos em benefício dos oceanos, indicando o profundo impacto das iniciativas de longo prazo na transformação da consciência ambiental.

O programa Maré de Ciência continua a expandir sua atuação, promovendo a educação ambiental e a sustentabilidade, enquanto a Rede Biomar planeja novas pesquisas e ações que fomentem a participação popular e a mudança de comportamentos em prol da conservação dos ecossistemas marinhos.

[Fonte: Projeto Albatroz/Divulgação]

Consciência ambiental cresce em áreas com projetos de longa duração

Agência Brasil

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende homem por furto de energia em propriedade rural em Nova Venécia

Polícia Civil do ES Prende Homem por Furto de...

Manchester City pode negociar Kalvin Phillips por Harry Gray do Leeds United!

Manchester City pode oferecer Kalvin Phillips em troca de...

Prefeitura de Piúma divulga resultado do Edital de Atividades Náuticas 2025

Prefeitura de Piúma divulga resultado final do Edital de...

Arnaldinho propõe abono de R$ 1 mil para servidores de Vila Velha em janeiro

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), anunciou...

Programa Pé-de-Meia libera décima parcela para estudantes

Estudantes da Rede Pública Iniciam Recebimento do Pé-de-Meia Brasília, 22...

Polícia Civil prende homem de 56 anos por estupro de vulnerável em João Neiva

Polícia Civil do Espírito Santo prende homem por estupro...

Mercado financeiro revisa inflação para 4,33% em 2025, segundo Focus

Mercado Financeiro Reduz Previsões de Inflação para os Próximos...

Vinicius Junior acredita em recuperação no Real Madrid: foco total em 2026!

Vinicius Junior recarrega energias para retornar das férias com...

Seag divulga resultado preliminar do Programa Acelera Agroindústria ES

Seag Publica Resultado Preliminar do Programa Acelera Agroindústria A Secretaria...