29 de outubro de 2025
CulturaMeta de emissões atualizada reduz impactos climáticos em 17%

Meta de emissões atualizada reduz impactos climáticos em 17%

Na mais recente avaliação das metas de emissão de gases do efeito estufa, 64 países do Acordo de Paris apontam reduções significativas, com uma projeção de diminuição de 17% até 2030 em comparação a 2019. As informações foram divulgadas pelo Relatório Síntese das Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) da UNFCCC nesta terça-feira.

Os países participantes, representando menos de um terço das nações signatárias, revisaram suas metas entre janeiro de 2024 e setembro de 2025, mostrando uma diminuição propositada de 6% em relação às metas anteriores para 2030. O cumprimento destas metas até 2035 poderia resultar na redução de 13 bilhões de toneladas de CO2e.

O relatório também ressalta que as novas NDCs estão completas, abrangendo não apenas a mitigação, mas também adaptação, financiamento, transferência de tecnologia e abordagem de perdas e danos. Destaca-se que 89% das partes envolvidas estabeleceram metas para toda a economia, marcando uma progressão em qualidade, credibilidade e cobertura econômica das metas.

A presidente do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell, critica a lentidão das ações, considerando a necessidade científica de uma redução de 60% nas emissões. Alexandre Prado do WWF-Brasil, por outro lado, vê como promissora a inclusão de medidas de adaptação nas cidades, especialmente as ações baseadas na natureza como conservação de manguezais e florestas.

O documento ressalta ainda que 75% das NDCs apresentadas incluem a discussão sobre a necessidade de soluções inovadoras e fortalecimento da cooperação internacional para financiamento climático em países em desenvolvimento. Gustavo Souza da Conservação Internacional enfatiza a importância do financiamento para a proteção da natureza, apesar das lacunas existentes.

No contexto brasileiro, desde a eleição do Brasil como sede da próxima COP30, a presidência tem incentivado a entrega de atualizações de compromissos. O Brasil destacou-se como o segundo país a entregar sua NDC atualizada, antes mesmo da prorrogação do prazo inicial. Os esforços continuam para que, na COP30 em Belém, mais países apresentem suas NDCs, enfatizando a necessidade de aumento da ambição coletiva para alcançar os objetivos do Acordo de Paris.

Este relatório sintetiza os passos significativos, mas ressalta a necessidade de ações mais rápidas e abrangentes para enfrentar os desafios climáticos globais.

Novas metas de emissão reduzem em 17% impacto no clima

Agência Brasil

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Ponto facultativo do Dia do Servidor no ES será dia 27 de outubro

EXTRAORDINÁRIA ANTECIPAÇÃO DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO NO ESPÍRITO...

Cachoeiro promove ação de cidadania para crianças em parceria com a comunidade

No último sábado (25), a Controladoria Geral do Município...

Polícia Civil captura foragido do tráfico em Guarapari após dois meses

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem Foragido em...

Pavimentação da Estrada de Chapada do A começa em Anchieta e traz melhorias.

As obras de recapeamento e pavimentação que conectam o...

PSG em crise: Doué pode ficar fora da temporada após grave lesão no jogo contra Lorient

PSG em dificuldades O Paris Saint-Germain (PSG) busca repetir o...

Prefeitura de Cachoeiro inaugura posto 24 horas da Guarda Civil Municipal no BNH

Depois de quase uma década em desuso, o espaço...

João Fonseca se despede do Masters 1000 de Paris após derrota dura

João Fonseca se despede do Masters 1000 de Paris...

Kompany elogia Kane e garante: Bayern mais forte após a goleada sobre o Colônia!

Bayern Classificado com Estilo O Bayern de Munique consolidou sua...

Lewandowski e Castro criam escritório contra crime no RJ

Rio de Janeiro e governo federal lançam escritório emergencial...