O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou nesta quarta-feira (22) em São Paulo, que o sucesso da concessão do canal do Porto de Paranaguá será modelo para futuras concessões nos portos de Santos (SP), Itajaí (SC) e Salvador (BA). A meta é realizar leilões para esses canais até o final de abril do próximo ano, com a perspectiva de investimentos que superam R$ 8 bilhões.
A recente concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, que ocorreu na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), marcou um importante precedente para a infraestrutura portuária do Brasil. Este leilão, o primeiro do tipo no país, foi organizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e resultou na vitória do Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD), com um contrato de 25 anos.
O leilão destacou-se não apenas por sua natureza inovadora, mas também por adotar um formato híbrido de licitação, que valoriza tanto a oferta de maior outorga quanto o menor valor de tarifa para os usuários. O desconto dado pela empresa vencedora foi de 12,63% sobre a tarifa de referência, em um processo acirrado que contou com 18 lances, culminando numa oferta final de R$ 276 milhões.
O Governo do Paraná, representado pelo governador Ratinho Júnior, destacou a importância deste leilão tanto para o setor portuário quanto para a economia local. Segundo ele, a redução de tarifas e a significativa outorga arrecadada refletem diretamente na competitividade e no custo dos produtos exportados pelo estado, beneficiando diretamente o setor produtivo paranaense.
Este pioneirismo na concessão portuária sinaliza uma evolução significativa na gestão de infraestruturas críticas do país, prometendo ampliar e melhorar as operações portuárias não apenas em Paranaguá, mas em outros importantes portos nacionais a serem contemplados com o novo modelo de concessão.
Créditos das imagens: Agência Brasil.
Modelo do Porto de Paranaguá deve inspirar mais leilões, diz ministro
Economia