CulturaGoverno estuda implementar tarifa zero no transporte público

Governo estuda implementar tarifa zero no transporte público

Estudo para Implementação da Tarifa Zero em Transporte Público é Anunciado pelo Ministro da Fazenda

Em recente pronunciamento no programa “Bom Dia, Ministro”, Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, declarou que, por solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um estudo detalhado sobre o setor de transporte público no país está em andamento. O objetivo é avaliar a viabilidade da implementação da tarifa zero. Esta análise emergiu de uma extensa discussão sobre como melhorar o acesso ao transporte para os trabalhadores brasileiros.

Durante a entrevista, transmitida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Haddad destacou que a tarifa zero já é uma realidade em 136 municípios, principalmente de porte menor, e que existem experiências de gratuidade temporária em grandes centros como Brasília e São Paulo durante domingos e feriados. “Estamos fazendo uma radiografia do setor, recuperando estudos anteriores para encontrar formas viáveis de financiamento”, explicou o ministro.

O estudo em questão abrange a análise de custos do setor, a mensuração dos subsídios públicos envolvidos, além das contribuições através de vales-transporte por parte das empresas e o impacto direto no bolso dos trabalhadores. Também serão explorados os desafios tecnológicos e as oportunidades que as novas tecnologias podem apresentar para a eficiência do setor.

Paralelamente, grupos de ativismo social como o Movimento Passe Livre (MPL) estão organizando eventos em Brasília, a Caravana pela Tarifa Zero, para fomentar discussões públicas sobre a gratuidade no transporte. Este evento, que ocorre entre os dias 6 e 10 de outubro, inclui aulas, panfletagem e reuniões com legisladores e membros do Executivo para impulsionar essa agenda de transformação no transporte público.

A discussão sobre a tarifa zero é uma pauta estratégica para garantir maior acessibilidade e justiça social, refletindo diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores que dependem diariamente do transporte público no Brasil.

Haddad: estudo do governo avalia tarifa zero no transporte público

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Mudança de endereço da Semdec em Cachoeiro interrompe atendimento dias 20 e 21

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim comunicou que a...

Planalto vence Realidade Jovem e se aproxima da final do A3

Planalto vence Realidade Jovem e dá passo importante rumo...

Inter empata com Remo e se afasta da zona de rebaixamento

Internacional Empata com Remo e SAI do Z-4 no...

Participe da Consulta Pública e ajude a definir prioridades para Anchieta 2027

A Prefeitura de Anchieta está incentivando a participação da...

Prefeitura de Cachoeiro realiza serviços de limpeza e retirada de entulhos nas ruas

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou suas ações...

Petrobras descobre petróleo no poço Morpho, na Margem Equatorial

Petrobras Descobre Petróleo na Margem Equatorial: Oportunidades e Desafios A...

Flávio Dino afasta presidente do TCE-MA por 180 dias

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Praça Mestre Valentim transforma São Mateus e valoriza cultura em Anchieta

As obras de adequação e construção da Praça da...

Espírito Santo registra 403 candidatos a deputado estadual e 135 a federal em 2023

O registro de candidaturas para as eleições de outubro...