Toyota do Brasil Retoma Gradualmente Produção de Veículos em São Paulo
A Toyota do Brasil anunciou, nesta sexta-feira (3), que a produção de veículos será retomada gradualmente em suas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas situadas no estado de São Paulo. A reinauguração das atividades ocorrerá a partir de 3 de novembro, após um período de paralisação causado pela destruição parcial da unidade de Porto Feliz, também em São Paulo, devido a um vendaval que atingiu a região em 22 de setembro. Enquanto isso, a fábrica de Porto Feliz, que era responsável pela produção de motores, ainda não possui previsão de reabertura.
De acordo com a empresa, a retomada da produção nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba será feita com motores e peças importados de outras fábricas da marca no exterior. Neste primeiro momento, a Toyota se concentrará na fabricação das versões híbridas dos populares modelos Corolla e Corolla Cross, destinadas tanto ao mercado interno quanto à exportação. O plano de produção para os meses de novembro e dezembro inclui a compensação do volume de veículos híbridos que não foram produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.
Além disso, a montadora informou que a suspensão temporária de contratos de trabalho, conhecida como lay-off, será aplicada exclusivamente aos trabalhadores da unidade de Porto Feliz. Os funcionários de Sorocaba e Indaiatuba estão programados para retornar ao trabalho em 21 de outubro, após um período de férias emergenciais.
A Toyota do Brasil também destacou que a produção de veículos com motores convencionais será retomada somente em janeiro de 2026, abrangendo a linha atual que inclui o Corolla, o Corolla Cross e o Yaris Hatch, este último feito exclusivamente para exportação. A data de lançamento do novo modelo Yaris Cross ainda não foi divulgada pela montadora.
Imagens do conteúdo original foram fornecidas pela Agência Brasil.

Toyota anuncia retomada de produção no Brasil a partir de novembro
Fonte: Agencia Brasil.
Economia

